SMTT cria plano de metas para otimizar a fiscalização do transporte público

Avaliação será feita com base nos indicadores de confiabilidade, segurança e interação

Ascom SMTT 31/08/2022 às 20:59

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, por meio da equipe do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), desenvolveu um plano de metas para aplicar e otimizar a fiscalização do transporte público coletivo da capital. A medida tem o objetivo de apurar a qualidade na prestação de serviços das concessionárias e, consequentemente, manter com o compromisso do órgão junto à população, de prestação de um bom atendimento aos usuários.

Plano tem como objetivo apurar a qualidade na prestação de serviços das concessionárias. Foto: Ascom SMTT
Plano tem como objetivo apurar a qualidade na prestação de serviços das concessionárias. Foto: Ascom SMTT

A avaliação será feita com base em três indicadores: confiabilidade, segurança e interação. A partir disso, haverá um levantamento do que é ou não cumprido pelas empresas que prestam o serviço de transporte público coletivo de passageiros.

“O trabalho de fiscalização do transporte público já é realizado por nossas equipes e a chegada do plano tem o intuito de dar ainda mais qualidade no trabalho de avaliação dos nossos profissionais", pontuou o superintendente da SMTT, André Costa.

"Prestar serviço público, seja em qualquer área, implica, principalmente, em compromisso e saber olhar para as necessidades do outro. É assim que trabalhamos na SMTT e seguimos em busca de melhorar o nosso atendimento”, destacou.

Os indicadores serão divididos por peso e assim será feita a avaliação de cada um pelo SIMM da SMTT. Atingindo as metas, as empresas serão isentadas da cobrança de outorga decorrente da licitação de prestação do serviço.

Em caso de não cumprimento das metas estabelecidas, a empresa não cumpridora do que foi definido será punida com, inicialmente, notificações que em caso de reincidência podem levar até a extinção do contrato de prestação de serviço.

A diretora do SIMM, Paula Isanelle, falou sobre o plano de metas. De acordo com ela, o órgão tem um compromisso estabelecido, que é o de prestar serviço de qualidade aos usuários.

“A nossa preocupação com a parte da fiscalização é para que as empresas cumpram o que está no contrato para o atendimento. Com essa otimização na atuação dos fiscais do transporte, há uma segurança maior para quem precisa se deslocar utilizando os nossos ônibus”, destacou.

A Superintendência dispõe de serviços de comunicação como o Whatsapp do Transporte, no número (82) 9 8134-6858, por onde as denúncias podem ser feitas através de mensagens, com a inclusão de imagens e vídeos; o aplicativo NOI Cidadão, disponível para Android e iOS; e o telefone 118, com atendimento, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

“Veículo em más condições ou que apresentem qualquer não conformidade, a quebra de um ônibus no trajeto, atrasos e outras possíveis irregularidades podem e devem ser comunicados à SMTT, para que possamos tomar as medidas cabíveis como a fiscalização e, em comprovada a veracidade da queixa, aplicar as devidas notificações”, enfatizou Paula Isanelle.

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