SMTT amplia fiscalização em corredores exclusivos de ônibus

Ganho em tempo de viagens chega a 30 minutos

Ascom SMTT 13/03/2023 às 11:16
SMTT amplia fiscalização em corredores exclusivos de ônibus
Corredores dão celeridade aos veículos do transporte coletivo. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

Para garantir mais agilidade nos deslocamentos dos usuários do transporte público de passageiros, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió tem intensificado a fiscalização de condutores que insistem em utilizar o espaço destinado aos coletivos que trafegam nos corredores de ônibus.

Nos dois primeiros meses de 2023, foram registradas 3.351 infrações por condutores que utilizaram o espaço de modo indevido, quase três vezes mais que o mesmo período do ano passado; quando foram contabilizadas 1.224 ocorrências desse tipo. Já em 2022, durante todo ano, foram realizadas 12.980 autuações deste tipo.

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, André Costa, destaca o quanto os dados demonstram o descumprimento da legislação.

"O aumento nos registros comprova o quanto os condutores insistem em desrespeitar a área que tem a principal missão de oferecer mais celeridade nos deslocamentos. Nosso trabalho além de fiscalizar a qualidade nos ônibus, também deve garantir que os dispositivos, como a faixa exclusiva, sejam respeitados", destacou o titular da pasta.

O uso indevido da faixa nos horários e dias proibidos é considerada uma infração de natureza leve. O condutor que for flagrado trafegando indevidamente por este local será autuado no valor de R$ 88,38, perdendo três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O motorista de ônibus, Alexsandro Sousa, vivencia diariamente os desafios para desenvolver sua função. "Essa fiscalização é benéfica e também garante mais segurança para a gente. Os condutores usam bastante e não respeitam. É uma situação prejudicial para nós motoristas, que não conseguimos cumprir o horário das viagens e para os passageiros, que chegam atrasados no trabalho, na faculdade. Com a fiscalização, a faixa fica mais livre e as viagens mais rápidas", contou o profissional.

Todos os dias o transporte público de Maceió transporta em média 240 mil passageiros nos coletivos do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). Inajara Soares utiliza os coletivos e discorda das pessoas que descumprem as normas de circulação. "Eu acho muito errado quem usa esse espaço, porque é um espaço para os ônibus. Mas aí vem motos, vem carros e atrapalha o trajeto. Daí demoramos horas e horas parados no trânsito", pontuou a empregada doméstica.

Conforme levantamento do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) a redução de tempo com ampliação de medidas fiscalizatórias diminuiu, em média, 30 minutos no percurso de ida de volta, para quem faz o trajeto de ônibus.

A fiscalização é realizada através de rondas, efetuadas pelos agentes de trânsito da SMTT de Maceió, e também por equipamentos eletrônicos. O trabalho conta também com a presença de equipes formadas por agentes e fiscais de transportes no interior dos ônibus, sempre com o objetivo de garantir o cumprimento das leis.

Serviço

Os dias e horários de proibição da circulação de veículos individuais é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora desses dias e horários, é livre a circulação de automóveis nos corredores prioritários de ônibus. Aos finais de semana e feriados, períodos em que o fluxo de veículos trafegando pelas vias de Maceió é menor, é autorizado o tráfego.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.