Sinalizações garantem segurança viária na Rota do Mar

Corredor liga os bairros de Guaxuma e Benedito Bentes, nas partes alta e baixa da Capital

Ascom SMTT 26/04/2022 às 08:24
Sinalizações garantem segurança viária na Rota do Mar
Entrega é um marco da atual gestão municipal. Foto: Ascom SMTT

Para proporcionar maior mobilidade urbana e reduzir o tempo de deslocamento na capital, a Prefeitura entregou a Rota do Mar. A via que tem 4,75 km de extensão é uma opção para quem quer se conectar à parte baixa de Maceió e com as cidades do litoral norte alagoano. O novo corredor de transportes foi entregue devidamente sinalizado para garantir segurança viária aos maceioenses.

Dona de casa e moradora do Planalto, Josiane Ferreira, destacou a importância da entrega.

Para Josiane, a entrega da via irá proporcionar maior segurança para a região. Foto: Ascom SMTT
Para Josiane, a entrega da via irá proporcionar maior segurança para a região. Foto: Ascom SMTT

“Antes era tudo barro e era muita poeira dentro de casa. Graças a Deus que está tudo asfaltado e ficou muito bom. Depois que fizeram essa rotatória melhorou muito. Antes era muito difícil chegar no Centro ou Jatiúca e a Rota do Mar facilitou o acesso. Aconteciam muitos assaltos, também por conta da falta de iluminação. Agora, eu estou gestante, vou ter o meu neném e por aqui vai ser um acesso bem melhor”, contou.

Foram investidos apenas com sinalizações horizontal e vertical R$ 100.000 no novo corredor que interliga os bairros do Benedito Bentes e Guaxuma, nas partes alta e baixa da capital, respectivamente. Os serviços foram executados pela equipe de Obras Viárias da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Por lá, foram implantadas faixas de pedestres, lombadas e outras sinalizações seguindo as regulamentações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ao todo, cerca de 2.950 m² de sinalização horizontal e 90 novas placas foram instaladas, advertindo sobre a presença de rotatórias, lombadas, e que regulamentam a velocidade e os locais de parada permitidos, inclusive para os coletivos urbanos.

Willames comemora a mudança no trânsito do bairro. Foto: Ascom SMTT
Willames comemora a mudança no trânsito do bairro. Foto: Ascom SMTT

Morador do Benedito há 17 anos, Willames Roberto, notou a mudança no cenário de seu bairro. “Logo quando eu vim morar aqui, não existia esse pedaço, mas graças a Deus, fizeram essa via que favorece muito a gente. Alguns acidentes já aconteceram aqui e, com as sinalizações, as placas, acredito que vai favorecer bastante”, comemorou o vendedor.

Mais intervenções

Projeto foi executado pela equipe de Obras Viárias da SMTT. Foto: Ascom SMTT
Projeto foi executado pela equipe de Obras Viárias da SMTT. Foto: Ascom SMTT

Para agilizar ainda mais as viagens dos ônibus que operam no Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), a Prefeitura executou o estreitamento do canteiro da Avenida Benedito Bentes, no trecho que vai desde a Avenida Cachoeira do Meirim, até a rotatória no começo da Rota do Mar, no trajeto, intervenções no trânsito serão realizadas para evitar congestionamentos e dar maior celeridade às linhas de ônibus.

O superintendente da SMTT, André Costa, reforçou a importância da inauguração, sobretudo com o fechamento de parte da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, ocasionada pela subsidência do solo na região.

Titular da SMTT, André Costa, reforça a importância da entrega da via à população. Foto: Ascom SMTT
Titular da SMTT, André Costa, reforça a importância da entrega da via à população. Foto: Ascom SMTT

“Com a Rota do Mar, Maceió volta a ter três vias em pleno funcionamento e os maceioenses passam a ter opções para fugir de gargalos. Isso reforça o compromisso da gestão em resolver os problemas da nossa cidade e melhorar o dia a dia das pessoas”, finalizou o superintendente André Costa.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.