Servidores da SMTT participam do 1º Seminário Internacional de Segurança Viária

Foram realizadas palestras, painéis e workshops visando ações para tornar as ruas brasileiras mais seguras

Ascom SMTT 24/11/2022 às 13:33
Servidores da SMTT participam do 1º Seminário Internacional de Segurança Viária
Servidores da SMTT no Seminário Internacional de Segurança Viária. Foto: SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió participou do 1º Seminário Internacional de Segurança Viária, evento promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), em conjunto com a Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS (CTPNAT). Seis servidores do órgão municipal estiveram em Brasília, para o evento, realizado de 21 a 23 de novembro.

A atividade teve como foco, a realização e elaboração de ações e medidas, visando tornar as ruas brasileiras mais seguras para pedestres, ciclistas e condutores. Durante o período de três dias foram realizadas palestras, painéis e workshops, com autoridades mundiais em trânsito.

"Nossa participação em eventos como esse, de tamanha grandiosidade, só nos capacita, ainda mais, para realizar o nosso trabalho junto à comunidade", destacou Daniel Fontes, supervisor de Trânsito da SMTT.

Foram abordados temas como Educação de Trânsito, oficinas de Comunicação no Trânsito, elaboração e estudos de BOAT (boletim de acidentes), além de novas tecnologias aplicadas ao trânsito.

"Nossa atuação para garantir a segurança viária ganha muito com o conteúdo que foi mostrado aqui, nas palestras e oficinas", completou o supervisor.

A educadora de Trânsito da SMTT, Aldinete Dantas, ressaltou a importância do evento para as ações do setor no dia a dia e em atividades voltadas para instrução e orientação a motoristas e pedestres.

"Lidamos com o embrião para a formação de bons condutores e de pedestres conscientes. Crianças estão sempre presentes em nossas atividades e além delas o conteúdo é aplicado em empresas e para a comunidade. Daí, vir a eventos como esse e vivenciar métodos de trabalho sempre engrandece e otimiza a nossa atuação", pontuou.

Evento ocorreu em Brasília de 21 a 23 de novembro. Foto: SMTT
Evento ocorreu em Brasília de 21 a 23 de novembro. Foto: SMTT

"Para nós, que lidamos com as mais diversas situações no trânsito de uma grande capital, é sempre bom essa troca de experiência e receber o que há de mais atual para a execução de nossas atividades nas ruas da cidade", disse Daniel Fontes.

Para a assessora de Obras Viárias, Wanessa Costa, o evento trouxe oportunidades para todos os atores do trânsito.

"O importante é que cada um saiba aplicar o que foi aprendido, dentro de cada especificidade, em especial a engenharia, área de atuação do meu setor, trago na bagagem muito conhecimento sobre melhorias na segurança viária e urbanismo tático", frisou.

O superintendente-adjunto da SMTT, Assis Constantino, enfatizou o compromisso da SMTT em proporcionar um serviço correto e de qualidade.

"Não medimos esforços para qualificar, cada vez mais, os nossos servidores. Todos ganham. O servidor pelo conhecimento, seus colegas pelo que será replicado e, claro, a sociedade", finalizou.

Estiveram no evento representando a SMTT, a educadora de Trânsito, Aldinete Dantas; a assessora de Obras Viárias, Wanessa Costa; e os supervisores de Trânsito Daniel Fontes, Wandeburgo Ricardo, Claudemir Nascimento e Alexander Serafim.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.