Saiba como emitir cartão que garante embarque gratuito de idosos nos ônibus

Benefício é garantido aos maceioenses com idade igual ou superior a 65 anos

Ascom SMTT 07/07/2022 às 08:53
Saiba como emitir cartão que garante embarque gratuito de idosos nos ônibus
Foto: Idalécio Lucas/Ascom SMTT

Com o intuito de ofertar mais qualidade de vida e dignidade aos idosos da capital, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) disponibiliza o embarque gratuito nos ônibus do transporte público. Em Maceió, a modalidade Sênior da bilhetagem é garantida para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Com o cartão, é possível realizar 80 embarques mensais gratuitos.

Para ter acesso a um Vamu Sênior, é necessário comparecer à sede do Vamu Mobilidade (antiga Transpal), localizada na Rua Buarque de Macedo, no Centro, as 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Outra possibilidade é a Central Já!, do Maceió Shopping, em Mangabeiras. Lá, o funcionamento é das 8h às 17h em dias úteis, mediante agendamentos. A emissão da primeira via é totalmente gratuita e fica pronta em 30 dias.

Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT
Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Na ocasião é preciso apresentar originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência do município de Maceió com até três meses de emissão. Além disso, é obrigatória a presença do idoso para o cadastro biométrico.

“Por se tratar de um documento pessoal e intrasferível, o uso indevido do cartão por terceiros implica na suspensão do benefício por 30 dias. “Os coletivos urbanos são equipamentos com câmeras de biometria facial para assegurar que apenas os titulares dos cartões acessem o direito, coibindo fraudes aos cofres públicos”, explicou a coordenadora da Divisão de Cadastros da SMTT, Michelly Amâncio.

A orientação é que os idosos sempre passem pela catraca para evitar aglomeração na área de embarque dos coletivos. O procedimento oferece maior segurança e possibilita usar os assentos durante as viagens, bem como também facilita o acesso dos demais passageiros ao interior dos coletivos.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.