Prefeitura registra quase 24 mil embarques no primeiro dia do Domingo é Livre

Benefício é garantido aos maceioenses que possuem a modalidade do Cartão Cidadão

Ascom SMTT 19/04/2022 às 09:26

A Prefeitura iniciou o funcionamento do Domingo é Livre em Maceió. Com a novidade, os usuários que possuem a modalidade Cidadão dos cartões da bilhetagem podem se deslocar gratuitamente nos coletivos urbanos. No primeiro dia do programa, 23.777 mil embarques foram contabilizados pelas equipes do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).

Foto: Ascom SMTT
Foto: Ascom SMTT

Maristela Nascimento aproveitou o dia para desfrutar das belezas da capital e comemorou. “Achei essa novidade um máximo e muito benéfica para nós. Estou indo aproveitar a praia e meus domingos agora serão de lazer na Ponta Verde, Mirante da Sereia e Jatiúca”, contou a assistente social.

Um levantamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) constatou que houve um crescimento de 19,47% em comparação com o domingo passado (10), quando 19.902 embarques foram realizado. Um total de R$ 79.652,95 mil foram economizados pelos maceioenses com a isenção da tarifa. Para garantir o embarque gratuito, é necessário ter em mãos um cartão Vamu ou o antigo bilhete na modalidade Cidadão.

Caso o maceioense tenha outra modalidade do cartão, cabe destacar que é necessário possuir a modalidade Cidadão, para fazer sua via é de graça (pois será a 1ª via da modalidade cidadão). Se o usuário tem ou já teve cartão na modalidade cidadão, será cobrado o valor da segunda via. Para esses casos, o prazo de entrega do cartão é de até 5 (cinco) dias úteis, além do pagamento de uma taxa no valor de R$ 10,00.

Selma Moura que é autônoma e mora no Benedito Bentes também aproveitou o dia para ir à praia. “Eu estou achando uma novidade ótima, principalmente para quem quer se divertir no final de semana. É mais lazer e uma oportunidade para visitar os parentes, porque às vezes a gente não tem nem o dinheiro da passagem e essa iniciativa é excelente”, contou.

O superintendente de Transportes e Trânsito, André Costa, considera que a iniciativa beneficia a população e demonstra o compromisso da gestão com as pessoas e com um transporte público mais atrativo.

“Maceió é conhecida no Brasil e no mundo por suas belezas naturais e milhares de pessoas nos visitam. No dia a dia, nossa rotina de trabalho ou de estudos inviabiliza que nos desloquemos pela cidade para atividades de lazer. Com o Domingo é Livre, garantimos que possam se locomover para vivenciar e conhecer os cantinhos de nossa cidade”, finalizou.

Saiba como solicitar o seu Cartão Vamu Cidadão

Foto: Ascom SMTT
Foto: Ascom SMTT

Basta comparecer em um dos postos de atendimentos e apresentar os originais de RG, CPF e comprovante de residência atualizado com CEP e realizar a solicitação do seu Cartão Vamu Cidadão, lembrando que o cartão antigo continua funcionando normalmente, basta verificar a modalidade.

Sede do Vamu Mobilidade, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao Sebrae), de segunda a sexta, exceto feriados, das 7h às 17h;

Terminal de Ônibus do Benedito Bentes, localizado na Avenida Pimentel da Costa, s/n, Benedito Bentes, de segunda a sexta, exceto feriados, das 09h às 12h;

Terminal de Ônibus do Eustáquio Gomes, localizado na Rua 8-A, 190, Cidade Universitária, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h às 17h. Sábado das 06h às 12h;

Terminal de Ônibus do Colina, localizado na Rua Ernani da Rocha Cavalcante Passos, 149, Santa Amélia, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h às 17h. Sábado das 05h às 12h;

Terminal de Ônibus de Cruz das Almas, localizado na Rua Lauro Machado da Costa, Cruz das Almas, de segunda a sexta, exceto feriados, das 06h às 18h. sábado das 06h às 12h;

Central Já! do Maceió Shopping, de segunda a sexta, exceto feriados, das 10h às 16h.

SMTT

Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.