Prefeitura intensifica sinalização e proporciona maior segurança viária

Redação 13/12/2020 às 09:00
Prefeitura intensifica  sinalização e proporciona maior segurança viária

Nos últimos anos, importantes corredores de transportes de Maceió receberam novas sinalizações horizontais e verticais

Avenida Leste-Oeste recebeu melhorias na sinalização. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), montou uma força-tarefa e levou para os principais corredores de transportes da capital os serviços de requalificação das sinalizações horizontal, vertical e semafórica. As intervenções de melhorias executadas nos últimos anos proporcionaram maior segurança viária aos condutores e pedestres e contribuíram para ordenar o tráfego de veículos na cidade.

Uma das vias beneficiadas com os serviços da equipe de Obras Viárias da SMTT foi a Avenida Governador Afrânio Lages, popularmente conhecida como Leste-Oeste, no Jacintinho. No local, toda a sinalização horizontal foi revitalizada no trecho que fica entre o viaduto União e Força e o início da Avenida Álvaro Calheiros, na Jatiúca.

Novas sinalizações na orla marítima de Maceió. Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

Na região da orla marítima, 120 novas faixas para a travessia de pedestres foram implantadas. Além disso, oito marcações de área de conflito também foram pintadas ao longo da Avenida Álvaro Otacílio. Ao longo de toda a orla, a força-tarefa também promoveu a revitalização das faixas tracejadas e contínuas, auxiliando no ordenamento do trânsito, bem como a instalações de tachões e a restauração dos prismas de concreto que estavam soltos ou deteriorados.

Rua Quintino Bocaiúva, na Pajuçara, foi completamente sinalizada. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

No bairro Pajuçara, importantes trabalhos foram executados pela Superintendência. As ruas Quintino Bocaiúva, Epaminondas Gracindo e Júlio Plech Filho foram contempladas com a pintura de faixas de trânsito e baias exclusivas de parada de ônibus, além da instalação de novas e modernas de placas de sinalização vertical, resultando em maior organização no fluxo de veículos na região.

Rua Deputado José Lages teve sinalização revitalizada. Foto: Átila Vieira \ Secom Maceió

Já a Rua Deputado José Lages, no bairro Ponta Verde, recebeu a pintura de 36 faixas de pedestres, vagas de estacionamento e novas baias de paradas de ônibus, que passaram a garantir a segurança dos passageiros na hora de embarcar no transporte público de Maceió. Mais de 70 placas de trânsito que regulamentam o limite de velocidade, o sentido de direção na via e que indicam a travessia de pedestres também foram fixadas no local.

Faixas de pedestres e placas de trânsito na Rua Cleto Campelo. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

No Jacintinho, a Rua Cleto Campelo, uma das principais vias de escoamento do trânsito do bairro, recebeu as ações da Prefeitura. No corredor de transportes com intenso fluxo de veículos, oito faixas de pedestres foram requalificadas, na cor vermelha, com o intuito de chamar a atenção dos condutores e garantir a travessia segura da população. Além disso, novos prismas de concreto também foram implantados com objetivo de coibir a prática da conversão irregular e evitar a ocorrência de acidentes na região.

Mais sinalizações

Rua Irís Alagoense, no Farol, ganhou nova sinalização. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Outro importante corredor de transportes que recebeu os trabalhos de sinalização da SMTT foi a Rua Íris Alagoense, no bairro Farol. Por lá, a via foi totalmente requalificada e recebeu a pintura de novas faixas de pedestres e a revitalização das áreas destinadas ao estacionamento de veículos. O local também foi beneficiado com 23 placas de sinalização vertical e com a colocação de tachões ao longo da via.

Sinalização da Rua do Sol, no Centro de Maceió Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Na Rua do Sol, no Centro de Maceió, toda a sinalização vertical e horizontal foi revitalizada após o recapeamento da via. Já no Conjunto Graciliano Ramos, placas de sinalização vertical, faixas de travessia de pedestres, prismas de concreto e uma nova ciclovia foram implantados. Áreas de estacionamento para melhorar o trânsito da comunidade e proporcionar maior segurança viária à população também foram demarcadas.

Contorno de quadra na Bomba do Gonzaga recebeu novas sinalizações. Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

Na Bomba do Gonzaga, no Tabuleiro do Martins, um contorno de quadra foi instalado e passou a proporcionar melhores condições de trafegabilidade aos condutores que transitam na região. Outros dois contornos de quadra também foram implantados pela SMTT no Antares e no Conjunto Henrique Equelman, proporcionando maior mobilidade na localidade. Como parte das execuções, novas sinalizações horizontais, verticais e semafóricas foram implementadas.

O projeto SMTT Mais Perto de Você levou serviços de sinalização ao bairro de Fernão Velho. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Por meio do projeto SMTT Mais Perto de Você, a Superintendência levou para os bairros do Santos Dumont, São Jorge e Fernão Velho mais de 580 placas de trânsito de regulamentação e advertência, 25 faixas de travessia de pedestres e faixas tracejadas e contínuas.

Sinalização de ciclovias

A ciclovia da avenida Josepha de Mello foi sinalizada pela SMTT. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Nos últimos anos, a Prefeitura de Maceió requalificou as sinalizações dos mais de 2,2 km de ciclofaixa da Avenida Josepha de Mello, em Cruz das Almas. No Barro Duro, a ciclofaixa, que se estende pelas Avenidas Juca Sampaio e Muniz Falcão, também recebeu melhorias em seu percurso. Por lá, cerca de 1,65 km do espaço exclusivo para ciclistas foi revitalizado, recebendo uma nova pintura e placas de sinalização. Além dessas melhorias, diversas ciclovias e ciclofaixas da capital, a exemplo das localizadas na orla marítima, também tiveram as sinalizações horizontais e verticais melhoradas.

Uadson Barros e Maykson Douglas (estagiário)/ Ascom SMTT

SMTT

Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.