Maceioenses que estudam na região metropolitana já podem acessar o Passe Livre

Cadastro segue até o dia 31 de março

Ascom SMTT 20/01/2023 às 10:00
Maceioenses que estudam na região metropolitana já podem acessar o Passe Livre
O Passe Livre é renovado automaticamente no primeiro dia de cada mês. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Estudantes matriculados nos ensinos técnico e superior de instituições públicas e privadas que estão situadas na região metropolitana e que residem em Maceió, agora contam com o Passe Livre Estudantil para se deslocar às unidades de ensino. O cadastro já pode ser realizado e segue até o dia 31 de março de 2023.

A gratuidade para os estudantes é destinada ao deslocamento nas linhas do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), mediante a utilização do cartão Vamu Estudantil.

Mensalmente, o aluno receberá 44 embarques gratuitos e poderá adicionar mais 36 embarques, pagando 50% do valor da tarifa vigente. O Passe Livre é renovado automaticamente no primeiro dia de cada mês e não é acumulativo. Estudantes de cursos à distância ou semipresenciais não estão entre os beneficiados do Cartão Vamu Escolar ou do Passe Livre.

Veja os procedimentos para aderir à gratuidade

Comparecer à sede do Vamu Mobilidade, localizada na Rua Buarque de Macedo, n° 549, das 7h às 17h, ou no terminal de ônibus do Benedito Bentes, das 7h às 16h.

Ter em mãos o Formulário de Cadastro/Recadastro 2023 (impresso no site e devidamente carimbado e assinado por sua instituição de ensino); RG e CPF do titular (originais e cópias); comprovante de residência com CEP (original e cópia com no máximo três meses de emissão); uma foto 3×4 (colorida e atual) e o pagamento da taxa de R$ 16,00.

Durante o cadastramento será registrada e atualizada a foto do estudante para a biometria facial, que garante que o uso seja feito apenas pelos titulares. Quem não realizar o procedimento até o prazo final, além da taxa de cadastro/recadastro, também será cobrada uma multa no valor de R$ 8,00 (oito reais) por cada mês de atraso.

Para o aluno que já possui o cartão Vamu Estudantil, a ativação da gratuidade será realizada durante o recadastro anual.

"A ampliação desse benefício foi uma iniciativa do Prefeito JHC, após ouvir as demandas dos estudantes. Essa é uma conquista para a categoria e nós garantimos esse deslocamento. Com essa medida, a gestão reforça seu compromisso com a Educação e com o futuro dos maceioenses", destacou o titular de Transportes e Trânsito, André Costa.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.