Maceioenses ganham nova faixa exclusiva para bicicletas nas avenidas Fernandes Lima e Menino Marcelo

Ligação entre duas das principais avenidas da cidade contempla ciclistas e trabalhadores

Ascom SMTT 17/10/2022 às 13:32
Maceioenses ganham nova faixa exclusiva para bicicletas nas avenidas Fernandes Lima e Menino Marcelo
Ciclofaixa está localizada nos bairros Gruta, Ouro Preto e Serraria. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

Entre os meios de transportes existentes, a bicicleta é o mais econômico, ágil, prático, preserva o meio ambiente e estimula hábitos saudáveis. Mas dividir o espaço na via com veículos motorizados também torna mais vulnerável quem utiliza este meio de transporte para o esporte, lazer ou ir ao trabalho. Para dar segurança a estes ciclistas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tem ampliado a malha cicloviária da cidade. A proposta é garantir a segurança viária e estimular a mobilidade dos maceioenses.

Em 2021, a cidade contava com 42,85km de espaços destinados a ciclovias e ciclofaixas. Este ano foram ampliados mais 6,43 km em ciclovia, totalizando 49,28 quilômetros de extensão. A distância equivale a pedalar partindo da praia de Cruz das Almas com destino à entrada do município de São Luiz do Quitunde.

"Todos os projetos da SMTT, tanto os que já estão em execução, como aqueles que ainda estamos preparando, promovem o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas. Maceió já conta com ciclovias e ciclofaixas distribuídas por toda capital, tanto na orla, como nos bairros da parte alta", pontuou o superintendente da SMTT, André Costa.

O espaço mais recente destinado para o deslocamento dos ciclistas está alocado nas ruas Empresário Valentim dos Santos, Camaragibe e Lourival de Águiar Pessoa, conectando estrategicamente as avenidas Fernandes Lima e Menino Marcelo, através dos bairros Gruta, Ouro Preto e Serraria.

Os benefícios propostos pelo modal vão desde a economia financeira até agilidade no deslocamento, possibilitando que o cidadão passe menos tempo no trânsito, tenha praticidade para estacionar e poupe gastos com combustível e manutenção dos veículos. Já as vantagens para a saúde, estão relacionadas à melhoria da saúde física e mental e a contribuição para a preservação do meio ambiente, por não emitir gases poluentes.

Eduardo da Paz utiliza a ciclofaixa diariamente. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT
Eduardo da Paz utiliza a ciclofaixa diariamente. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Além da utilização para fins recreativos, a ciclofaixa também é utilizada por trabalhadores que usam a bicicleta para se locomover até o trabalho. É o caso do segurança, Eduardo da Paz.

"Aqui melhorou muito com a ciclovia, pois antes era perigoso. Além de ser uma alternativa mais rápida para chegar no serviço, também costumo fazer algumas entregas passando por aqui", contou.

Jean Toscano é morador da região e utiliza a bicicleta para se deslocar. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT
Jean Toscano é morador da região e utiliza a bicicleta para se deslocar. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

O professor Jean Toscano é morador da Gruta e acessa a ciclovia com frequência para se deslocar ao Hipermercado próximo da sua residência e realizar pequenas compras.

"Toda iniciativa dessa natureza é válida e interessante, pois é mais uma via destinada para outro tipo de transporte, como no caso da bicicleta, que tem o objetivo de incentivar as pessoas a se movimentarem mais", ressaltou.

Na Avenida Fernandes Lima, outro projeto cicloviário já está em execução, com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. Serão mais 5,5 quilômetros de ciclovia bidirecional, trazendo benefícios para 200 mil maceioenses que a utilizarão para ir estudar, trabalhar ou para a prática esportiva.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.