Infrações por avanço de sinal vermelho têm redução em Maceió

Números são comparativos entre os anos de 2021 e 2022

Ascom SMTT 24/01/2023 às 13:06
Infrações por avanço de sinal vermelho têm redução em Maceió
Semáforo da Bomba do Gonzaga, no Tabuleiro. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

O trabalho de fiscalização no trânsito é fundamental para garantir a segurança viária para condutores, motociclistas, pedestres e ciclistas que trafegam nos mais diversos pontos das grandes cidades do País. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió segue essa linha de atuação, com o trabalho dos agentes fazendo parte importante para coibir situações que coloquem em risco a integridade física das pessoas e também assegurar o patrimônio de todos.

Com ações de policiamento de trânsito, cada vez mais presentes e o acréscimo de atividades como o Serviço Voluntário Remunerado (SVR), que proporciona a maior presença de agentes nas ruas, a SMTT contabilizou uma redução de 8.68% no número de infrações por avanço de sinal vermelho do semáforo de parada obrigatória. A queda corresponde ao período de comparação entre os anos de 2021, que registrou 7.427 infrações; e 2022, quando foram registradas 6.782 violações neste sentido.

Com os números, o avanço de sinal vermelho do semáforo de parada obrigatória caiu do 3º para o 5º lugar no ranking de infrações mais registradas nas ruas de Maceió.

"Reduções em números resultam de diversos fatores, que vão da conscientização dos condutores, a partir da educação no trânsito, que é um dos principais focos da nossa gestão, e até mesmo na atividade de fiscalização nas ruas, que inibe que as pessoas cometam atos que desobedeçam as leis. Ao contrário do que se colocou no imaginário popular, fiscalização não significa multar. É, sim, uma ação preventiva direta, para evitar que alguém que esteja fora do que rege às leis coloque vidas em risco", pontuou o superintendente da SMTT, André Costa.

Infrações mais cometidas

Executar operação de conversão em local proibido pela sinalização aparece como a infração mais registrada nos dois períodos, sendo que em 2021, foram registradas 12.094 infrações; e em 2022 os números apontaram para o registro de 12.980 violações, um aumento de 7.32%.

Transitar na faixa da direita, regulamentada para circulação exclusiva de determinado veículo, foi a segunda infração mais registrada em 2021 e em 2022. No ano passado foram cometidos 12.232 descumprimentos, enquanto no ano anterior foram 9.181 registros, o que corresponde a uma alta de 33.23%. Nesse caso específico, o aumento se deu, principalmente, pelo trabalho da gestão para fiscalizar o tráfego de veículos na faixa exclusiva para ônibus.

"Organizamos um cronograma de ações para fiscalizar as vias da capital e, entre os pontos observados, está o uso indevido da faixa exclusiva para ônibus. O agente está nas ruas com a missão de orientar e, se houver a necessidade, realizar as autuações quando não houver o cumprimento da lei", revelou o diretor de Mobilidade da SMTT, coronel Cícero Silva.

De acordo com o superintendente da SMTT, o órgão segue o planejamento para ampliar a fiscalização na capital alagoana. Ele destacou o Serviço Voluntário Remunerado, que proporciona o maior número de profissionais nas ruas, avenidas e outros logradouros da cidade, com o objetivo de orientar, coibir e, se necessário, aplicar as devidas sanções a quem cometer qualquer infração de trânsito na cidade. A aquisição de novas viaturas e equipamentos que auxiliam na fiscalização também estão entre as medidas adotadas para otimizar o trabalho dos agentes.

"Mais agentes nas ruas significa mais olhos atentos ao que pede o código de trânsito, significa mais proteção aos cidadãos que residem em nossa capital como àquelas pessoas que visitam a nossa cidade", ressaltou o titular do órgão de trânsito.

Seguem as cinco principais infrações registradas em 2021 e 2022

Infrações 2021

1ª Executar operação de conversão em local proibido pela sinalização - 12.094

2ª Transitar na faixa/pista da direita regulamentada para a circulação exclusiva para determinado veículo - 9.181

3ª Avançar o sinal vermelho do semáforo e/ou sinal de parada obrigatória - 7.427

4ª Dirigir segurando e/ou manuseando telefone celular - 5.992

5ª Estacionar o veículo em locais e horários proibidos especificamente pela fiscalização - 4.662

Infrações 2022

1ª Executar operação de conversão em local proibido pela sinalização - 12.980

2ª Transitar na faixa da direita regulamentada para a circulação exclusiva para determinado veículo - 12.232

3ª Dirigir segurando e/ou manuseando telefone celular - 8.258

4ª Estacionar o veículo em locais e horários proibidos, especificamente, pela fiscalização - 7.403

5ª Avançar o sinal vermelho do semáforo de parada obrigatória - 6.782

Educação no Trânsito

Além das ações nas ruas, com agentes de trânsito, o órgão tem ainda um trabalho voltado para conscientizar condutores e os futuros condutores. Os profissionais da Educação no Trânsito da SMTT realizam atividades diárias em escolas, empresas e órgãos, sempre com o objetivo de instruir o público presente nas palestras e atividades lúdicas.

"Com as crianças e adolescentes, trabalho normalmente feito nas escolas, buscamos plantar a sementinha da conscientização para formarmos os condutores do futuro. Nas empresas, a nossa missão é elucidar os profissionais que dependem de carro, moto ou bicicleta para realizarem as suas atividades para o cumprimento das leis e do respeito ao próximo, quando estes estiverem no trânsito", informou a assessora de Educação da SMTT, Inês Pessoa.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.