Homens em tratamento de câncer têm direito ao embarque gratuito no transporte coletivo

Benefício é disponibilizado através do Cartão Vamu Especial

Ascom SMTT 17/11/2022 às 14:03
Homens em tratamento de câncer têm direito ao embarque gratuito no transporte coletivo
128 homens com neoplasia maligna dispõem do cartão Vamu. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Com o objetivo de propagar a consciencialização sobre a saúde masculina, conforme propõe a campanha mundial do Novembro Azul, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) oferta passagens gratuitas no transporte coletivo de Maceió, para homens que estejam em tratamento de câncer.

Além de ser uma medida assegurada por lei, o projeto visa estimular a adesão à procura do tratamento. Atualmente, o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) contabiliza que 128 homens com neoplasia maligna dispõem do cartão Vamu na modalidade Especial para o deslocamento às consultas e exames.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer da próstata tem evolução silenciosa e muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma, o que dificulta o diagnóstico. O exame preventivo é a garantia para detectar e indicar o tratamento em tempo hábil.

"Além da prestação do serviço ofertado à população através do deslocamento para a realização do tratamento médico, a SMTT também se propõe a alertar sobre os cuidados da saúde masculina e incentivar a procura pelos exames preventivos", relatou o titular da pasta, André Costa.

É necessário agendar o atendimento e comparecer com todas as documentações. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT
É necessário agendar o atendimento e comparecer com todas as documentações. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Como ter acesso ao benefício

Para realizar o cadastro e ter acesso ao benefício é preciso agendar o atendimento no site https://www.online.maceio.al.gov.br/5/agendamento/ e comparecer, na data programada, e apresentar as seguintes documentações:

-Original e cópia do RG e CPF.

-RG e CPF, original e cópia dos responsáveis (quando usuário for menor de idade).

-Duas Fotos 3x4, coloridas e atualizadas.

-Certidão de nascimento (usuário for menor de idade e que não possui RG).

-Comprovante de residência atualizado, no nome do solicitante ou de uma das pessoas que reside com o mesmo, com validade de três meses (energia, água, fatura ou carta registrada).

-Comprovante de renda familiar atualizado com validade de três meses, como o extrato detalhado do banco ou INSS, da aposentadoria, benefício, pensão ou contracheque.

(Caso não possua renda, apresentar a carteira de trabalho e cópias das páginas de identificação e de contrato de trabalho e original e cópia do nada consta do INSS.

-Atestado médico, original, fornecido pela SMTT (https://noi.maceio.br/smttonline/Relatorios/NEOPLASIA-MALIGNA.pdf) ou emitido pelo médico da rede pública que acompanha o usuário, com validade de 2 meses, assinado e carimbado pelo médico, contendo as seguintes informações: diagnóstico, CID-10 da prognóstico, periodicidade mensal no tratamento da patologia do examinado, se o examinado está incapacitado para o transporte e se o examinado necessita de acompanhante.

-Receita médica com prazo de validade de 3 meses, assinada e carimbada pelo médico (caso faça uso de medicamentos).

-Exames complementares com prazo de validade de 1 ano.

-Comprovante de inscrição no CadÚnico – Programas Sociais, com número do NIS do usuário do cartão.

O cartão com as passagens é entregue, em até 45 dias após solicitado e o cidadão já pode embarcar no coletivo assim que recebê-lo. Após um ano de uso, caso o homem ainda continue em tratamento, é necessário retornar ao órgão para renovar o cartão.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.