Faixa Azul agiliza viagens do transporte público de Maceió

Redação 19/12/2020 às 07:58
Faixa Azul agiliza viagens do transporte público de Maceió

Espaço foi criado na gestão do prefeito Rui Palmeira e tem proporcionado maior agilidade aos passageiros do SIMM

Implementada por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a Faixa Azul é um dos principais marcos na mobilidade urbana da gestão do prefeito Rui Palmeira. O espaço, que é destinado a circulação dos ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), tem otimizado o tempo de deslocamento da população e garantido que os passageiros cheguem aos seus locais de trabalho e de estudo com maior agilidade e segurança.

A Faixa Azul é um marco na mobilidade urbana e agiliza viagens do transporte público de Maceió. Foto: Atila Vieira | Secom Maceió

Com a implantação da Faixa Azul houve uma redução significativa no tempo de percurso dos ônibus do SIMM. As viagens passaram a ficar em média 15 a 20 minutos mais rápidas. A diminuição foi observada principalmente nos horários das 7h às 7h30, ao longo das Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima.

Para a diretora do SIMM, Paula Isanelle, a Faixa Azul traz uma série de vantagens para a população. “A implantação de uma faixa exclusiva prioriza o deslocamento via transporte coletivo, reduzindo a quantidade de veículos nas vias e, consequentemente, a emissão de gases poluentes, por exemplo. Sendo assim, a Faixa Azul possui uma gama de benefícios que estão para além da redução no tempo das viagens. Então, este espaço é, sem dúvidas, um dos grandes marcos da gestão Rui Palmeira no quesito mobilidade urbana”, avaliou.

A Faixa Azul é o corredor exclusivo para os ônibus do SIMM. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Maceió possui, atualmente, mais de 30 km de faixas exclusivas de ônibus. Elas estão localizadas nas partes alta e baixa da capital, compreendendo o trecho que vai desde a antiga rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Tabuleiro do Martins, até a Praça do Centenário, no bairro do Farol, além das Avenidas Comendador Leão e Dona Constança, nos bairros do Poço e Mangabeiras, respectivamente.

Horários e dias de funcionamento da Faixa Azul

O horário de proibição da Faixa Azul para a circulação de veículos individuais é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora desses dias e horários, é livre a circulação de automóveis nos corredores exclusivos de ônibus. Aos finais de semana e feriados, períodos em que o fluxo de veículos trafegando pelas vias de Maceió é menor, também é autorizado o tráfego de automóveis pela Faixa Azul.

Faixa Azul funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Pei Fon/ Secom Maceió

Recentemente, toda a sinalização horizontal e vertical ao longo da Faixa Azul foi revitalizada com o objetivo de proporcionar maior segurança viária à população.

Fiscalização

Para coibir a utilização do corredor exclusivo de ônibus nos horários e dias indevidos, as equipes da SMTT fiscalizam o espaço diariamente por meio das câmeras de videomonitoramento. A medida fiscalizatória proporciona maior fluidez no trânsito e garante que os usuários dos ônibus passem menos tempo dentro dos coletivos.

Uso indevido da Faixa Azul é fiscalizado por meio do videomonitoramento. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Transitar pela Faixa Azul nos horários e dias proibidos é considerada uma infração de natureza leve. O condutor que for flagrado trafegando indevidamente por este local será autuado no valor de R$ 88,38, perdendo três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Uadson Barros e Maykson Douglas (estagiário)/ Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.