Estudantes conhecem funcionamento da SMTT e participam de circuito educativo de trânsito

Redação 07/12/2021 às 18:00
Estudantes conhecem funcionamento da SMTT e participam de circuito educativo de trânsito

Atividade busca apresentar o órgão municipal de trânsito e formar multiplicadores de boas práticas

Para levar conscientização e formar multiplicadores da boa conduta, a equipe de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) recebeu alunos da Escola Manto Sagrado, no Tabuleiro do Martins, para uma atividade lúdica. A visitação aconteceu na sede do órgão e contou com 24 crianças e adolescentes.

Durante a visita, os estudantes participaram de circuito educativo, assistiram animações que abordaram situações e a importância do respeito às normas de trânsito, a exemplo da travessia segura na faixa de pedestres, e ainda acompanharam um teatro de fantoches.

João Paulo, aluno do 5º ano, além do cuidado ao atravessar uma rua conheceu de perto o funcionamento de uma viatura. “Eu aprendi que devemos segurar a mão dos adultos para evitar acidentes e que só podemos prosseguir com a travessia quando sinal estiver vermelho para os carros. Gostei muito de conhecer a viatura e apertar o botão da sirene”, explicou.

“Eu aprendi que não posso atravessar quando o sinal estiver verde para os carros e que não posso passar pela rua sem olhar para os lados”, contou Adryane Luise, estudante do 2º ano.

Para a Alda Taciana, diretora da escola, a visita contribui com o processo de formação cidadã dos estudantes. “Foi uma ação muito importante para o desenvolvimento pedagógico das crianças, pois elas aprenderam a importância de respeitar as regras de trânsito. Nossos alunos vão para a escola a pé, em bicicletas e também nos veículos dos pais. A criança aprendendo desde cedo essa importância das regras de trânsito, conseguimos formar condutores futuros mais conscientes”, pontuou a educadora.

Na oportunidade, os estudantes também conversaram com agentes, conheceram de perto uma viatura usada nas operações da SMTT e visitaram o Núcleo de Operações Integradas (NOI), de onde é realizado o que o videomonitoramento do trânsito da capital. O agente Tiago Simplício destacou a importância de receber as crianças. “Eu acho que os pais conseguem aprender muito com os filhos, eles são os exemplos. Então é muito importante esse trabalho de multiplicação”, contou.

Para a educadora de trânsito da SMTT, Aldinete Dantas, a ideia é formar futuros condutores mais conscientes. “Nosso objetivo é mostrar o que é a SMTT para esses pequenos. Que a SMTT não só fiscaliza, ela educa, planeja e gerencia o trânsito e transporte público da cidade. Consideramos que eles são os agentes mirins e que comandam e fiscalizam o que os pais tão fazendo de errado. Então, trabalhamos o que é correto e eles passam para os pais, atuando como multiplicadores da boa conduta no trânsito”, finalizou.

Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.