Educação de Trânsito orienta sobre uso correto da Faixa Verde

Espaço busca estimular a prática esportiva e o passeio seguro de pedestres

Ascom SMTT 19/07/2022 às 09:00
Educação de Trânsito orienta sobre uso correto da Faixa Verde
Abordagens são realizadas para orientar ciclistas e pedestres. Foto: Joyce Juliana

Para orientar os maceioenses sobre o uso correto da Faixa Verde, a equipe de Educação de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vem realizando uma série de ações educativas. As abordagens acontecem ao longo do espaço, implantado na Avenida Silvio Carlos Viana, no trecho que vai desde o Pavilhão do Artesanato até as proximidades do Marco dos Corais, na Ponta Verde.

“A criação desse espaço foi uma excelente ideia. Para a gente que pratica esporte é muito bom e facilitou muito, pois temos espaço tanto para quem está passeando quanto para quem está fazendo atividade física. Eu realmente espero que o povo se conscientize e que, a partir de agora, passe a utilizar da forma correta e da maneira adequada”, avaliou a fisioterapeuta, Walbeska Galvão.

Para a assessora de Educação no Trânsito da SMTT, Inês Pessoa, a ação busca conscientizar as pessoas que utilizam o espaço. “Por aqui, ainda encontramos muito o desrespeito, especialmente dos ciclistas. O intuito é que a curto e longo prazo, se crie uma reflexão interna, uma mudança da conduta e que os pedestres possam utilizar a Faixa Verde de forma eficiente para exercício físico, a exemplo de caminhadas e corridas”, contou.

As abordagens acontecem durante a semana e serão inseridas no cronograma frequente da SMTT.

Administrador acredita que a ação vai impactar positivamente na mudança de conduta. Foto: Joyce Juliana / Ascom SMTT
Administrador acredita que a ação vai impactar positivamente na mudança de conduta. Foto: Joyce Juliana / Ascom SMTT

Usuário da Faixa, o administrador Galba Malta destacou a importância da ação educativa. "Eu acho muito importante para evitar acidentes. Já vi vários aqui. O problema é que tem gente que anda na faixa de ciclista e tem ciclista que pedala na faixa de pedestre, em alta velocidade e sem ver as pessoas atravessando. Tudo é questão de educação. Se cada um obedecer a sua faixa, não vai ter problema”, expôs.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura iniciou a fase experimental com a implantação de cones provisórios para checar a viabilidade da iniciativa e a adesão por parte dos maceioenses. Após constatar o uso pelos praticantes de esportes, foram executados os serviços de pintura asfáltica definitiva na cor verde, além de pictogramas que regulamentam o uso do espaço e prismas de resina que separam a Faixa da via.

Alfredo caminha todos os dias na Faixa Verde. Foto: Joyce Juliana / Ascom SMTT
Alfredo caminha todos os dias na Faixa Verde. Foto: Joyce Juliana / Ascom SMTT

O advogado aposentado, Alfredo Costa, também utiliza a Faixa para fazer caminhada. “Mesmo com todas as sinalizações, ainda há desrespeito. Tem gente que não entende que tem que andar na faixa vermelha que é de ciclista e continua andando por aqui. Quando cada um fica no seu espaço, ninguém é prejudicado”, expôs.

Ao longo de toda a Faixa, sinalizações sobre quem pode utilizar o espaço, bem como as placas de sinalização vertical regulamentam o uso. Além de pedestres, é permitida a circulação de usuários de patins, patinetes, skates, condutores e carrinhos de bebê.

SMTT

Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.