Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa se reúne para tratar sobre mobilidade urbana

Pautas sobre acessibilidade foram discutidas

Ascom SMTT 30/08/2022 às 10:17

Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) estiveram, nessa segunda-feira (29), na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió para debater ações que possam ser proporcionadas pela autarquia, para melhorias na mobilidade e acessibilidade dos idosos da capital alagoana.

Reunião aconteceu na sede da SMTT. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT
Reunião aconteceu na sede da SMTT. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Além das pautas gerais sobre qualidade de vida e implementação de políticas públicas, também foram discutidas demandas voltadas para o órgão, principalmente relacionadas ao transporte público. Como o aumento no número de assentos preferenciais, a instalação de aviso sonoro que indique as paradas, ações de capacitações para os profissionais e a conscientização para os usuários sobre o respeito à pessoa idosa nos coletivos, assim como a acessibilidade nas calçadas e degraus dos ônibus.

A SMTT já disponibiliza gratuidade da bilhetagem eletrônica no transporte público e a emissão de cartões de estacionamentos para idosos. O órgão está em diálogo com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI) para ampliar a acessibilidade através de projetos que garantam dignidade para o dia a dia dessas pessoas.

Marceliano Teixeira, presidente do CMDPI, explicou que as reivindicações são para que a SMTT abrace a política de atenção a pessoa idosa e para que os serviços possam ser utilizados de forma confortável para os usuários.

Marceliano Teixeira atua como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT
Marceliano Teixeira atua como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

“A SMTT tem assento no Conselho por ser um órgão da administração pública e tem obrigação de implementar políticas públicas voltadas à pessoa idosa, como a acessibilidade no transporte público, já que a pessoa idosa possui dificuldades na locomoção”, ressaltou Marceliano.

Jorge Calheiros, é fiscal de transportes e também atua no conselho. "Nós estamos sempre de portas abertas, até porque temos acessibilidade no transporte público, e nós temos contribuído de maneira eficaz para a mobilidade dos idosos. Inclusive, estamos recebendo do Conselho, propostas de melhorias para que essa acessibilidade se amplie para toda a população maceioense", relatou.

Jorge Calheiros é um dos representantes da SMTT no conselho. Foto: Joyce Juiana/Ascom SMTT
Jorge Calheiros é um dos representantes da SMTT no conselho. Foto: Joyce Juiana/Ascom SMTT
DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.