Confira as dicas de segurança no trânsito para viajar durante o Carnaval

Medidas contribuem para a redução de imprevistos nas vias

Ascom SMTT 25/02/2022 às 09:59

Com a chegada do período carnavalesco muitas pessoas vão pegar a estrada para aproveitar os dias de folga. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) traz um alerta aos condutores sobre os cuidados necessários nos veículos antes de viajar.

Equipamentos de segurança auxiliam durante possíveis imprevistos. Foto: Ascom SMTT/Idalécio Lucas
Equipamentos de segurança auxiliam durante possíveis imprevistos. Foto: Ascom SMTT/Idalécio Lucas

Manter a revisão do veículo em dia é um cuidado básico, mas antes das viagens torna-se um procedimento essencial, principalmente a averiguação do nível do óleo, dos freios e de possíveis vazamentos. É indicado também verificar os cintos de segurança, o funcionamento das lâmpadas dos faróis e do limpador de para-brisa.

“Os motoristas devem adotar a direção defensiva, respeitar os limites de velocidade, evitar ultrapassagens perigosas e obedecer às sinalizações viárias. Por ser um período de festas, reforçamos o alerta de que se beber não dirija. Essas atitudes ajudam a garantir a redução no número de acidentes nas estradas e contribuem diretamente com a preservação de vidas”, enfatizou o assessor técnico de Educação para o trânsito, Eduardo Freire.

Outras recomendações estão relacionadas a verificação da água ou líquido de resfriamento do radiador, o estado de conservação dos pneus e estepe, a calibragem dos pneus, assim como o alinhamento e o combustível. É importante manter dentro do carro os itens de segurança que servirão para auxiliar, em casos de problemas na estrada como o macaco, a chave de roda e o estepe.

Principais recomendações são adotar a direção defensiva, respeitar os limites de velocidade e evitar ultrapassagens perigosas. Foto: Ascom SMTT/Idalécio Lucas
Principais recomendações são adotar a direção defensiva, respeitar os limites de velocidade e evitar ultrapassagens perigosas. Foto: Ascom SMTT/Idalécio Lucas

Outro alerta é que antes de pegar a estrada, o recomendado é descansar o máximo possível para evitar qualquer tipo de colisão ou evento que venha ser causado por excesso de cansaço. Durante a viagem, as crianças menores de 10 anos que não tenham atingido 1,45m devem ocupar o banco traseiro e usar obrigatoriamente o equipamento de retenção adequado, como a cadeirinha ou assento de elevação.

Realizar o transporte de crianças sem os dispositivos de segurança recomendados, resulta em infração gravíssima com perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 293,47.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.