Colaboradoras da SMTT participam de palestra de conscientização sobre o câncer de mama

Atividade levou informação e incentivou o tratamento precoce da doença

Ascom SMTT 24/10/2022 às 17:42
Atividade foi prestigiada por estagiárias, comissionadas e servidoras efetivas do órgão. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT
Atividade foi prestigiada por estagiárias, comissionadas e servidoras efetivas do órgão. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

Para levar dicas de saúde e prevenção para as mulheres, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou, nesta segunda-feira (24), uma palestra voltada às informações, conscientização e apresentação dos mitos e verdades sobre o câncer de mama. A atividade integra as ações do Outubro Rosa em Maceió e foi prestigiada por estagiárias, comissionadas e servidoras efetivas do órgão.

“Foi uma palestra sensacional. Nós tivemos vários momentos informativos para tirarmos dúvidas, muitas que a gente nem sabia que tinha e que vão surgindo no processo, na conversa, a partir do momento que a gente tem espaço para conversar. Eu nunca tinha tido, até hoje, um momento de conversar com uma profissional, então acho que foi extremamente importante para todas nós. Esse cuidado é fundamental e o espaço serve para quebramos o tabu”, destacou Lavínia Tenório, estágiaria de Arquitetura, da Diretoria de Obras Viárias (Diovia).

Lavínea Tenório é estagiária de arquitetura da Diovia. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT
Lavínea Tenório é estagiária de arquitetura da Diovia. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

Na ocasião foram passadas dicas de saúde e as colaboradoras foram incentivadas a realizarem o autoexame através do toque na mama. A partir dos 40 anos, todas as mulheres devem iniciar a realizar mamografia, segundo recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia. O exame permite a identificação precoce do câncer de mama, o segundo tipo mais frequente entre as mulheres.

Edja Sá é médica ginecologista e obstetra. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT
Edja Sá é médica ginecologista e obstetra. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

Para a médica ginecologista e obstetra, Edja Sá, a detecção e o tratamento precoces reduzem as chances de mutilações e ajudam a preservar vidas.

“É importante não descobrirmos a doença na fase terminal, e não comprometer a vida da mulher. Então, é de fundamental importância discutirmos isso. Precisamos conscientizar nossas mulheres a fazerem os exames periódicos. Ir ao ginecologista ou mastologista para prevenir a doença, tirar dúvidas, tratar quando for adequado e curar o mais cedo possível. O câncer mata e o vencimento dessa doença é com o diagnóstico e o tratamento precoces”, finalizou

Sobre o Outubro Rosa

Todos os anos, a campanha reforça as ações de prevenção de combate ao câncer de mama e de colo do útero. O objetivo é contribuir para salvar vidas e reduzir o diagnóstico tardio e aumentar as chances de cura.

Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT
Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT
DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.