Binário de Cruz das Almas: mudanças tiveram início neste sábado (6)

Redação 06/11/2021 às 19:45
Binário de Cruz das Almas: mudanças tiveram início neste sábado (6)

Equipes técnicas seguem monitorando o funcionamento para implementar ajustes

A Prefeitura de Maceió iniciou, neste sábado (6), o binário que vai ordenar o fluxo de veículos na região de Cruz das Almas, parte baixa da capital. A operação compreendeu as Avenidas Comendador Gustavo Paiva e Eduardo Gomes de Brito, nos sentidos Centro e Jacarecica, respectivamente. A medida é uma reivindicação antiga da população, que reclamava dos extensos congestionamentos na localidade.

Intervenção busca reduzir os congestionamentos na região de Cruz das Almas. Foto: Jooh Vitor/Ascom SMTT

Nos primeiros dias de funcionamento, fase de adaptação dos condutores, equipes técnicas de Obras Viárias e agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) seguirão monitorando o fluxo das vias.

Dados da Superintendência indicam que, nos horários de pico, cerca de 1700 veículos passam por hora na Avenida Comendador Gustavo Paiva. Já na Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito são, em média, mil veículos. O binário vem para organizar a intensa movimentação e melhorar o trânsito na região.

Superintendente André Costa acompanhou de perto o primeiro dia da mudança no fluxo viário. Foto: Jooh Vitor/Ascom SMTT

O superintendente André Costa acompanhou de perto as primeiras horas da mudança e pede a colaboração dos maceioenses.

“Hoje demos o pontapé desse binário, após mudanças implementadas nos últimos meses. É uma situação nova e os motoristas ainda precisam se adaptar, sobretudo porque um trecho da Avenida Comendador Gustavo Paiva ainda está recebendo importantes obras de esgotamento sanitário. Quem precisa se deslocar para o litoral norte deve utilizar a Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, que já está livre”, destacou o titular da pasta.

Apesar das obras ainda estarem em andamento, o binário pôde ser antecipado após o recapeamento de parte da via, diminuindo o risco de acidentes no trecho que estava sem sinalizações. Após a conclusão dos serviços, a mudança será ampliada até as proximidades do Maceió Shopping, em Mangabeiras.

Morador de Jacarecica, Marinaldo falou sobre o novo binário. Foto: Jooh Vitor/Ascom SMTT

Marinaldo Amorim mora em Jacarecica há mais de 30 anos e está confiante de que as intervenções vão otimizar o seu deslocamento ao trabalho. “Eu já consigo ver as melhorias. Quem trabalha com horário pra sair e chegar sabe que o trânsito ficava muito difícil. Com os ajustes e a finalização das obras na Gustavo Paiva, acredito que o fluxo vai melhorar 100%”, destacou.

As mudanças

Com o início do funcionamento do binário, a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, antes com duas faixas de rolamento em direções opostas, passou a ter sentido unico para Jacarecica no trecho que vai da Churrascaria Sal e Brasa até a Pousada Coqueiral.

Por outro lado, no trajeto do Posto Shell/Mar Azul até a Avenida João Davino, das quatro faixas que existentes na Avenida Comendador Gustavo Paiva, três passaram a funcionar apenas em direção ao Centro. A última faixa iniciou as operações em esquema de contrafluxo, prioritariamente, para a circulação do transporte público, mas poderá ser acessada por outros veículos para acessar estabelecimentos ao longo da via.

Investimentos em melhorias

O projeto conta com de 2.672m² de sinalização horizontal, que compreende a pintura dos eixos, linhas de bordo, faixas de retenções, faixas de travessia de pedestres, setas, símbolos e pictogramas. Também estão sendo instaladas 712 unidades de dispositivos, como tachas, tachões, prismas e segregadores; além de 141 placas. Com isso, no total, o Município investiu cerca de R$ 155.200,00 somente em sinalização.

Outros dois milhões de reais já foram administrados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) com obras de drenagem e recapeamento das vias.

Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.