Audiência Pública discute mobilidade urbana na capital

Debate teve o objetivo de trazer a comunidade para participar das decisões

Ascom SMTT e Ascom Seminfra 14/03/2022 às 17:00

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) esteve presente na audiência pública que ocorreu na última sexta-feira (11), na Câmara Municipal de Maceió, para debater ações sobre a definição do plano de mobilidade da cidade. Com o tema 'Plano de Mobilidade Urbana de Maceió: desafios de implantação e sustentabilidade', o objetivo do debate foi provocar e trazer a comunidade para dentro desses espaços e construir o plano com base nas sugestões e principais demandas dos maceioenses.

Audiência debateu ações de melhorias no transporte público e expansão de espaço cicloviários na cidade. Foto: cortesia
Audiência debateu ações de melhorias no transporte público e expansão de espaço cicloviários na cidade. Foto: cortesia

O diretor de obras viárias, Davi Pradines, levantou pontos sobre a atual situação da mobilidade urbana da cidade e as dificuldades enfrentadas durante o processo de abertura da licitação e sobre os próximos passos que deverão ser tratados, como a revisão do Termo de Referência para licitar a contratação de uma empresa especializada e posteriormente iniciar a elaboração do plano definitivo.

Diretor de obras viárias, Davi Pradines, discutiu sobre a atual situação da mobilidade em Maceió. Foto: cortesia
Diretor de obras viárias, Davi Pradines, discutiu sobre a atual situação da mobilidade em Maceió. Foto: cortesia

“O planejamento é diário e o trabalho tem que ser contínuo, não pode parar. Nós temos as tentativas das políticas públicas e vamos em busca do feedback daquilo que foi feito. Se for positivo, a gente vai melhorar, e aquele que não teve resultado ou que foi negativo, a gente vai mudar e repensar para alcançar os objetivos, que é o desenvolvimento social e econômico dos nossos centros e espaços urbanos”, disse o diretor.

Outros assuntos debatidos foram pontos de melhorias e possíveis ações sobre a presença das mulheres dentro do transporte público, assim como a ampliação dos espaços cicloviários na cidade.

Encontro teve o objetivo de aproximar a população dos debates. Foto: cortesia
Encontro teve o objetivo de aproximar a população dos debates. Foto: cortesia

Presente na audiência pública, o secretário municipal de Infraestrutura, Fabrício Galvão, reforçou que as pastas trabalharão em conjunto para que o plano de mobilidade urbana seja elaborado.

Secretário da Seminfra, Fabrício Galvão, falou sobre as futuras ações. Foto: cortesia
Secretário da Seminfra, Fabrício Galvão, falou sobre as futuras ações. Foto: cortesia

“Maceió necessita desta organização para que a cidade possa fluir com mais facilidade. A Seminfra tem total interesse de participar da montagem desse plano de mobilidade urbana ao lado da SMTT, inclusive já tem se antecipado com ações diárias que contribuem com a mobilidade da nossa capital. No plano, entraremos como um agente que vai nortear algumas ações e pontuar a viabilidade delas ocorrerem. Por exemplo, temos algumas ruas estreitas na cidade e precisaremos alargar para o trânsito fluir com mais facilidade”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura, Fabrício Galvão.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) tem intensificado os serviços para qualificar a mobilidade urbana de Maceió. Pavimentação, recapeamento de vias, limpeza de galerias para amenizar os transtornos ocasionados no período chuvoso.

Além disso, a gestão do prefeito JHC tem apostado no transporte considerado amigo da natureza, a bicicleta. A Prefeitura mantém em construção mais de 4 km de ciclovia na Avenida Fernandes Lima, no bairro Farol, equipamento que elevará a malha cicloviária da cidade em 30%, somando mais de 11 mil metros de vias adequadas para a trafegabilidade segura dos cerca de 200 mil maceioenses que utilizam a magrela para trabalhar, estudar ou para prática esportiva.

Também estiveram presentes na audiência o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (Cau/AL), representado pelo presidente Fernando Cavalcanti; o Promotor de Justiça de Alagoas, Jorge Dória; o subchefe de engenharia de tráfego do Detran/AL, Antônio Monteiro; o representante da Federação Alagoana de Triathlon, Professor Higino Vieira, assim como vários representantes de bairros e lideranças comunitárias de Maceió.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.