Alunos da Escola Municipal Almeida Leite participam de atividades lúdicas na sede da SMTT

Crianças conheceram um pouco mais sobre o trânsito ao interagir com brincadeiras educativas

Ascom SMTT 13/10/2022 às 16:04
Alunos da Escola Municipal Almeida Leite participam de atividades lúdicas na sede da SMTT
Crianças receberam orientações sobre o trânsito seguro. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

A aula de hoje foi diferente para os 28 alunos do 2º ano que estudam na Escola Municipal Almeida Leite, que fica na Ponta Grossa. Os estudantes estiveram na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, nesta quinta-feira (13), para participar de uma ação educativa e conhecer o trabalho desenvolvido pelo órgão. A visita faz parte do prêmio de uma gincana elaborada pelo órgão.

Durante as atividades, as crianças se mostraram muito participativas e provaram conhecer um pouco sobre o trânsito. Os educadores alertaram sobre os riscos de jogar bola e soltar pipa próximo às vias, sobre a importância do uso de cinto de segurança, o significado de algumas placas e um história através do teatro de fantoches.

As ações ainda envolveram várias rodadas de jogos na trilha, atuação das crianças como ciclistas e pedestres na plataforma com circuito educativo, e também tiveram a oportunidade de conhecer o interior de uma viatura.

Os alunos também visitaram o Núcleo de Operação Integrada e aprenderam sobre sistema de monitoramento, como a comunicação é realizada através do rádio e o contato para denúncias e ocorrências que devem ser realizadas pelo número 118.

Estudante Camile Santos participo das atividades na SMTT. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT
Estudante Camile Santos participo das atividades na SMTT. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

"Foi tudo muito legal e o que eu mais amei foi o jogo. Aprendi várias coisas legais, que só posso atravessar com um adulto, as cores do semáforo, e no teatro de fantoches, o amigo do Flash, não sabia nada e ele o ensinou", contou a estudante Camile Santos.

A diretora da escola, Angélica Mendes, acompanhou as crianças durante toda a manhã e enfatizou a felicidade de proporcionar um dia de aprendizado diferente para eles.

Diretora da Escola Municipal Almeida Leite. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT
Diretora da Escola Municipal Almeida Leite. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

"Trouxemos as crianças para aproveitarem um momento especial e diferenciado aprendendo sobre as leis do trânsito, para orientar seus pais a não cometerem erros no trânsito. Então foi muito bom esse momento, amei que as crianças aprenderam muito e isso foi bastante importante", ressaltou.

Sobre a gincana

A competição integrou as ações da Semana Nacional de Trânsito, realizada no mês de setembro, e foi realizada em algumas escolas municipais de Maceió. Os alunos escreveram uma redação sobre o tema da campanha "Tolerância humana aos impactos dos acidentes de trânsito" e a turma com a melhor redação, ganharia uma visita à sede da SMTT.

Das instituições participantes, duas foram escolhidas. Além da Escola Almeida Leite, a Escola de Ensino Fundamental Professor Jayme de Altavila, localizada na Santa Lúcia, parte alta de cidade.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.