Agentes de Trânsito doam sangue e contribuem com o banco do Hemoal

Ação encerra o ciclo de atividades de prevenção aos acidentes e mortes no trânsito

Ascom SMTT 31/05/2022 às 18:08
Agentes de Trânsito doam sangue e contribuem com o banco do Hemoal
Caravana se deslocou à sede do Hemoal, no Trapiche da Barra. Foto: SMTT

Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizaram, na manhã desta terça-feira (31), a doação de sangue para o Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A ação foi coordenada pelo setor de Educação e visa contribuir com o aumento do estoque de bolsas de sangue do hemocentro, ao encerrar a programação do Maio Amarelo em Maceió, que tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”.

Coordenador do Núcleo de Operações Integradas (NOI) da SMTT, Patrick Calado, é doador de sangue há mais de dez anos e esteve no Hemoal para dar sua contribuição.

"Participar deste tipo de ação é muito importante. A SMTT demonstra humanidade, apreço e cuidado com a sociedade, através deste gesto. A doação é gratuita e basta separar um tempo para ir doar sangue e ajudar uma vida que esteja precisando. O sentimento é de satisfação", disse Patrick.

Rennyer Marinho é agente de trânsito e também aproveitou a ocasião para fazer sua parte e exercer a cidadania. “É muito gratificante saber que esse simples gesto contribui para salvar vidas. No nosso dia a dia, também é isso que fazemos, nos desdobramos para garantir segurança viária aos maceioenses e evitar que acidentes ocorram no trânsito”, contou.

Palestra educativa foi realizada com colaboradores da SMTT. Foto: Ascom SMTT
Palestra educativa foi realizada com colaboradores da SMTT. Foto: Ascom SMTT

Além da doação, uma palestra foi realizada para outros colaboradores da SMTT. Na ocasião, foram abordados verdades e mitos sobre o ato de doar sangue, além de possíveis impedimentos. Para a assistente social do Hemoal, Renata Ferreira, é fundamental que as instituições propiciem esses momentos aos seus colaboradores, pois as parcerias ajudam a deixar a população mais informada.

Assistente social do Hemoal, Renata Ferreira, destacou a importância do ato de doar sangue. Foto: Ascom SMTT
Assistente social do Hemoal, Renata Ferreira, destacou a importância do ato de doar sangue. Foto: Ascom SMTT

“A doação é muito importante, com uma única bolsa, o doador consegue salvar até quatro vidas. Temos uma demanda muito grande de cirurgias eletivas, urgências, emergências, muitos acidentes de trânsito e isso faz com que aumente ainda mais a nossa demanda, daí a necessidade de estarmos com o estoque adequado para atender toda essa demanda transfusional. Sem contar que é uma ação de cidadania e amor ao próximo. O sangue não é comprado, não é fabricado, ele é doado. E só temos sangue no nosso banco, mediante a doação voluntária”, explicou Renata.

Mais conscientização

Já no período da tarde, a equipe de Educação para o Trânsito da superintendência realizou uma palestra na unidade Farol do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). Por lá, foram abordadas questões que envolvem a segurança viária.

Palestra abordou os cuidados que devem ser adotados nas vias. Foto: SMTT
Palestra abordou os cuidados que devem ser adotados nas vias. Foto: SMTT

Com o término da programação do Maio Amarelo 2022, as ações educativas e de conscientização seguem durante todo o ano. As atividades acontecem em escolas, empresas e nas vias da capital.

“Um dos pilares da SMTT é a educação e isso demanda o desenvolvimento de ações que busquem conscientizar as pessoas. Pedestres, ciclistas e condutores devem estar alinhados e contribuir para que vidas não se percam em decorrência de acidentes”, finalizou o titular da SMTT, André Costa.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.