Agentes de trânsito da SMTT participam de cursos promovidos pela Polícia Federal

Redação 01/11/2021 às 07:55
Agentes de trânsito da SMTT participam de cursos promovidos pela Polícia Federal

As capacitações foram destinadas a policiais federais e convidados

Integrantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito( SMTT) participaram do XXXVIII Curso de Operação de bastão retrátil e do X Curso de domínio e submissão de pessoas. As capacitações tem como objetivo principal desenvolver habilidades motoras para o uso de bastão retrátil em situações de domínio e submissão de pessoas e de sobrevivência policial. E funcionaram de acordo com as disposições contidas Plano de Ação Educacional, no Regime Escolar da ANP e demais normas vigentes na Polícia Federal.

Agentes de trânsito participaram de cursos promovidos pela Polícia Federal. Foto: Comunicação Social da PF em Alagoas.

De acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, que trata sobre a Segurança Pública, a segurança viária é exercida para a preservação da ordem pública e da isenção de danos para as pessoas e o seu patrimônio nas vias públicas. Os agentes de trânsito são integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

“Temos desenvolvido um trabalho com base no aprimoramento das competências de todos que atuam na SMTT. Nossos agentes de trânsito estão, diariamente, expostos a diversos riscos. É fundamental que sejam capacitados a atuarem com o preparo necessário para garantir a integridade física nas tarefas desempenhadas”, explicou André Costa, superintendente da SMTT.

Os agentes de trânsito, Glauco Oliveira e Tomohiro Júnior, participaram dos cursos. Eles atuam como Assessor de Trânsito e supervisor, respectivamente.

“A capacitação com outras forças de segurança é importante, para obter conhecimento e multiplicar dentro do órgão. Além de garantir novas habilidades, trazendo mais segurança na atuação profissional”, destacou, Glauco Oliveira.

Os cursos aconteceram no período de 25 a 29 de outubro de 2021, nas instalações da Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas – SR/PF/AL, conforme Plano de Ação Educacional.

As atividades foram desenvolvidas em 04 (quatro) horas diárias de treinamento, no período matutino, com carga horária total de 20 (vinte) horas-aula em 5 (cinco) dias letivos.

As disciplinas curriculares foram ministradas em conformidade com o Plano de Disciplina elaborado pelos docentes, juntamente com Serviço de Planejamento e Avaliação (Saval), da Coordenação de Ensino da Academia Nacional de Polícia – ANP.

Outros participantes da capacitação

Participaram servidores da Polícia Federal lotados em Alagoas, na Paraíba, em Pernambuco, em Sergipe; representantes da Polícia Rodoviária Federal; da Polícia Civil do Estado de Alagoas e da Operação Litorânea Integrada da Polícia Civil do Estado de Alagoas; do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado de Alagoas e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito.

Ascom SMTT, com informações da Comunicação Social da PF em Alagoas.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.