Ações da SMTT de Maceió no Brota na Grota alcançam mais de duas mil pessoas

Foram realizados serviços de emissão de cartões, credenciais de estacionamentos e melhorias na sinalização vertical

Ascom SMTT 16/03/2023 às 14:03
Ações da SMTT de Maceió no Brota na Grota alcançam mais de duas mil pessoas
Mais de dois mil atendimentos foram realizados pela SMTT no Brota na Grota. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) concluiu a primeira etapa de atividades no programa Brota na Grota com mais de dois mil atendimentos realizados pelo órgão. As ações foram executadas entre os dias 30 de janeiro e 2 de março, nas grotas Santa Helena (Chã da Jaqueira), Givaldo Carimbão (Benedito Bentes), Rafael (Cruz das Almas) e Estrondo (Pitanguinha).

"A semana começa com a missão que representa o que pensa a gestão da Prefeitura de Maceió e a nossa, na SMTT, que é cuidar do cidadão. Levar os nossos serviços para as pessoas não é só fazer um cartão, pintar uma faixa ou tirar uma dúvida, mas mostrar a elas que o poder público está perto e que podem contar com a gente", pontuou o superintendente da SMTT, André Costa.

Parte das ações foi realizada por equipes da Diretoria de Obras Viárias, como o mapeamento de todas as áreas das grotas com o auxílio de drone para analisar e, se necessário, realizar melhorias na sinalização. Foi implantada, a partir desta análise, uma faixa para a travessia de pedestres e instalada fita de LED no semáforo situado junto à entrada da Grota do Rafael. Também foram implantadas sinalizações verticais, para a orientação dos condutores.

Também foram analisadas outras melhorias para as grotas visitadas. "Com o mapeamento feito com o drone e a visita a pé, no interior das grotas, foi possível identificar as necessidades de cada uma das regiões e já ter uma ideia sobre o que pode ser feito a curto prazo, como pintura de faixa e melhoria no semáforo, e também do que demanda um planejamento maior e o auxílio de outras pastas para realizar os serviços", destacou o diretor de Obras Viárias, Luciano Martins.

Também foram realizados serviços por profissionais da Divisão de Cadastro, como a emissão de credenciais de estacionamento, cartões Vamu, nas modalidades Cidadão e Especial, e pré-cadastros para cartões Vamu Sênior.

" Vim fazer o cartão do ônibus para andar no fim de semana, sair com a família e esse é um programa que tá ajudando a comunidade. Quanto mais ajudar a comunidade, melhor pra gente", ressaltou Marcelo Alberto, auxiliar de carpintaria e morador da Grota Santa Helena.

Maria das Dores, aposentada e moradora da Grota do Rafael, fez questão de ressaltar a importância do trabalho realizado no Brota na Grota e dos serviços ofertados pela SMTT.

"Aqui ficou mais fácil. É pertinho da minha casa e não precisei me deslocar muito para ter acesso ao serviço. Vim fazer minha carteirinha de ônibus. Passear, curtir. Não é toda hora que eu tenho dinheiro de ônibus, para visitar minha família e com essa carteirinha fica mais fácil", revelou.

A equipe de Educação no Trânsito da SMTT efetivou diversas ações educativas para crianças das comunidades, como jogos, oficinas e distribuição de brindes. As atividades contaram com a presença ostensiva de agentes do Grupo de Pronta Resposta, cuja equipe realizou ações voltadas a orientação dos condutores e pedestres.

"Construir nos pequenos, bons motoristas, respeitosos às leis e conscientes que é importante ter um bom convívio é fundamental. Fazer tudo isso brincando é melhor ainda", frisou a assessora de Educação no Trânsito da SMTT, Inês Pessoa.

Já para o coordenador do Brota na Grota pela SMTT, Rafael Cabral, a adesão das pessoas é fundamental para o sucesso do programa.

"Estamos trabalhando e é no dia a dia que conseguimos melhorar os serviços junto aos moradores de cada região visitada. Seguimos com o trabalho para a próxima etapa, com mais serviços em outras quatro grotas. A adesão dos moradores só nos dá mais força para continuar", pontuou.

DMTT

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