Abrigos de ônibus: SMTT receberá modelos propostos por estudantes e arquitetos

Redação 12/05/2021 às 14:12
Abrigos de ônibus: SMTT receberá modelos propostos por estudantes e arquitetos

Consulta possibilita a participação dos maceioenses na elaboração das estruturas

Iniciativa busca padronizar paradas e abrigos de ônibus da capital. Foto: Arquivo Secom Maceió

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) receberá propostas de modelos para os abrigos de ônibus da capital. O objetivo é trazer a população para mais perto das decisões que são tomadas pelas equipes técnicas. O edital será lançado no próximo mês com instruções para a submissão.

Com a ação, os equipamentos que compõem o termo de referência das estruturas do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) serão padronizados. Também está prevista uma premiação para os melhores projetos. A iniciativa foi proposta pela comissão técnica de licitação.

A equipe trabalha na elaboração do documento para a licitação de abrigos que serão implantados na capital. Serão recebidos modelos propostos por estudantes e profissionais da arquitetura, em duas modalidades: climatizados e conceituais, pensados para locais específicos e com representatividade histórica.

Maceió já conta com abrigos em eucalipto para evitar a degradação pela ação da maresia. Foto: Ascom SMTT

Para o superintendente da SMTT, André Costa, é fundamental adequar as paradas e abrigos de ônibus às transformações e características da cidade. “Maceió conta com regiões bem diversificadas e os materiais de confecção desses equipamentos devem se adequar, a exemplo da orla marítima, que conta com a ação constante da maresia, onde já são utilizados equipamentos de madeira”, explicou André.

Atualmente, Maceió já conta com abrigos de eucalipto reflorestados e padrões (pequeno, médio e grande porte). Há ainda um modelo de contêineres já aprovado e pronto para ser confeccionado e implementado nas comunidades, após o procedimento licitatório.

“Os novos mobiliários urbanos serão implementados por toda a capital para proporcionar maior segurança e comodidade aos usuários do transporte público, enquanto aguardam para embarcar nos coletivos”, destacou a integrante da comissão técnica da licitação de abrigos e diretora do SIMM, Paula Isanelle.

Licitação busca ofertar conforto e segurança aos usuários de ônibus. Foto: Ascom SMTT

Além das novas estruturas, a comissão avalia parâmetros para a confecção, instalação e manutenção dos abrigos. O objetivo é reestruturar o sistema de transportes de Maceió para que acompanhe os avanços tecnológicos e oferte conforto e segurança aos cidadãos.

Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.