Webinário discute papel do aconselhamento profissional em diagnósticos de infecções por HIV

Redação 01/12/2021 às 11:31
Webinário discute papel do aconselhamento profissional em diagnósticos de infecções por HIV

Evento faz alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado neste 1º de dezembro

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado neste 1º de dezembro, a gerência de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) realizou o webinário intitulado “Aconselhamento: da acolhida à revelação diagnóstica com afeto”. O evento abordou a importância do atendimento humanizado antes, durante e após a realização de testes para detecção de HIV e outras IST´s. Também foram repassadas condutas inerentes ao processo de aconselhamento nesses contextos.

O webinário foi conduzido pela psicóloga Sandra Gomes, que iniciou sua apresentação levando os participantes a refletirem sobre suas próprias vulnerabilidades diárias e anseios por acolhimento. Para Gomes, só é possível acolher as outras pessoas quando há empatia.

“Precisamos fazer um constante movimento de reflexão sobre momentos em que já nos sentimos vulneráveis e pensar em como gostaríamos de termos sido tratados nesses contextos. Em nosso trabalho, procuramos oferecer um olhar individualizado, pois esse contato tem papel fundamental no processo de descoberta e adesão ao tratamento após diagnóstico positivo”, ressalta.

Webinário discute aconselhamento profissional em diagnóstico de HIV.

Dentre as orientações repassadas pela psicóloga, estiveram a necessidade de mapear riscos de infecção já no primeiro contato com o paciente; orientação sobre janelas imunológicas para cada infecção; a importância do uso de métodos preventivos; e, ainda, tratamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A gerente da Prevenção e Controle das IST´s, Géssyca Cavalcante, enfatizou que o encontro aborda a revelação do diagnóstico por infecção de HIV e, por isso, merece ser refletido com muito cuidado e responsabilidade.

“A descoberta de uma infecção sexualmente transmissível é um processo doloroso e que ainda é muito estigmatizado e, por isso, precisamos de eventos assim, que colocam o cuidado com o outro como prioridade e nos fazem refletir e discutir sobre maneiras de melhor assistir os usuários, amparando e norteando soluções”, destacou Géssyca.

O encontro virtual foi direcionado a profissionais e estudantes da área da saúde, além de representantes da Rede de Pessoas Vivendo com HIV/Aids.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial da Luta contra a Aids. A data foi estabelecida em 1988, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar e estimular o aumento de medidas de cuidado, prevenção e tratamento direcionados às pessoas infectadas pela doença.

Polyanna Monteiro/Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.