Visita técnica do Ministério da Saúde articula plano de ação para atendimento oncológico

Redação 09/09/2021 às 19:00
Visita técnica do Ministério da Saúde articula plano de ação para atendimento oncológico

Em ação integrada com Estado e Cosems, Saúde Municipal propõe encaminhamentos para fortalecimento da rede de cuidados e atendimento à pessoa com câncer

Representantes do Ministério da Saúde estiveram na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos últimos dois dias (8 e 9), para a consolidação de encaminhamentos voltados à estratégia de diagnóstico, tratamento e cuidados dos pacientes de Oncologia. Um dos principais objetivos é a ampliação imediata da oferta de exames de rastreamento de câncer de mama e de colo de útero, considerando a retenção do fluxo de atendimento às mulheres em decorrência da pandemia do coronavírus.

A ação se dá pela operacionalização da estratégia da Portaria nº 3712, resultante da articulação da deputada federal Tereza Nelma. O dispositivo estabelece, “em caráter excepcional, incentivo financeiro federal de custeio para o fortalecimento do acesso às ações integradas para rastreamento, detecção precoce e controle do câncer no Sistema Único de Saúde”.

Representantes do MS e da SMS durante discussões para construção do plano de ação para o tratamento do câncer. Fotos: Ascom SMS

O encontro reuniu integrantes da Saúde Municipal de Maceió e Arapiraca, da Saúde Estadual e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) para execução de um plano de ação capaz de organizar a execução de metas, procedimentos, mobilização dos públicos de interesse e atendimento, envolvendo o poder público, a rede contratualizada e as instâncias de pactuação dos procedimentos.

“A atenção ao câncer merece todo o nosso esforço. A Portaria dá aporte financeiro aos estados para a atenção ao câncer de mama e de colo de útero, os mais frequentes nas mulheres. Os recursos já foram repassados aos fundos estaduais e precisavam de um plano para execução. A presença dos técnicos do Ministério foi extremamente relevante, considerando sua habilidade e expertise na construção de estratégias e políticas de atenção. O plano fortalecerá a prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres prevalentes entre as mulheres”, avalia a coordenadora de Atenção Especializada da SMS, Sandra Torres.

Representantes do MS e da SMS durante discussões para construção do plano de ação para o tratamento do câncer. Fotos: Ascom SMS

Durante as discussões para a construção do plano, a coordenadora de Atenção Primária da SMS, Ednalva Araújo, ressaltou a importância da integração entre as instâncias participantes para viabilizar a oferta e contratação dos serviços de atenção à mulher com câncer.

“É um momento muito importante para a saúde da mulher e a Atenção Primária, pois é o recurso financeiro que faz as coisas acontecerem. Para trabalhar no SUS, tem que ter sensibilidade para identificar as principais necessidades e construir políticas de atenção, e, nesses dois dias, foi travada aqui uma discussão fundamental para a atenção integrada às mulheres, vendo principalmente as mulheres mais vulneráveis”, disse Ednalva.

Foto: Ascom SMS

Representante do Ministério da Saúde no Grupo de Trabalho formado para operacionalização da estratégia da Portaria, Maíra Batista Botelho explicou os fundamentos do trabalho desenvolvido.

“Foram definidas ação e atividade em todos os níveis de atenção, com uma matriz de responsabilidades para essa estratégia, que será levada ao Grupo de Trabalho. Em seguida, se dará, enfim, a execução com todos os atores que vão trabalhar a organização da rede para diagnóstico e tratamento do câncer”, explicou.

A representante do MS falou, ainda, sobre os desafios encontrados, o apoio do MS na elaboração do plano e destacou a produtividade do encontro, com ênfase para o esforço integrado.

“Encontramos um grupo muito potente. A gente percebe o esforço de cada um na busca pela qualificação, pela construção conjunta. Essa integração aqui, para nós, é muito cara. A gente sabe da distância, às vezes, da Atenção Primária para a Especializada, e a política nacional de prevenção e controle do câncer é a política mais complexa e a que tem a maior interface com a atenção primária, por isso, nós estamos aqui. Cada proposta apresentada é uma contribuição que vai transformar de fato o cuidado lá na ponta”, observou.

“A gente só consegue enfrentar os desafios de forma efetiva e trazer melhorias para a população, principalmente na área de saúde, quando consegue somar forças, unindo os três entes em benefício da população. O trabalho conjunto fortalece as ações”, reitera Sandra Torres.

De acordo com o representante do Cosems, João Firpo, o plano de ação construído para a SMS será apresentado ao colegiado como modelo operacional a ser replicado nas demais regiões de saúde.

“Levaremos a situação ao secretário executivo do Conselho para nos reunirmos com o Estado, Maceió e Arapiraca e replicar o que foi pensado aqui nas outras dez regiões de saúde, enxergando quais são os Municípios que poderão executar essas atividades”, ponderou.

Representantes do MS e da SMS durante discussões para construção do plano de ação para o tratamento do câncer. Fotos: Ascom SMS

Membro da Comissão dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados e articuladora da Portaria no MS, a deputada Tereza Nelma acompanhou as discussões que resultaram na construção do plano de ação.

Para a construção do plano, a SMS mobilizou os gestores de Atenção à Saúde, Planejamento em Saúde, Atenção Especializada, Saúde da Mulher, Atenção Básica e Programas Estratégicos.

Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.