Visita ao museu proporciona conhecimento cultural e qualidade de vida para idosos de Maceió

Atividade faz parte do projeto Infoidoso, uma iniciativa que oferece noções de informática básica, saúde e bem-estar para pessoas da melhor idade

Marília Ferreira/Ascom SMS 01/06/2023 às 16:32
Visita ao museu proporciona conhecimento cultural e qualidade de vida para idosos de Maceió
Visita aoIdosos em visita ao Museu da Imagem e do Som de Alagoas. Foto: Ascom SMS

Buscando promover qualidade de vida e bem-estar aos idosos, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) realizou, nesta quinta-feira (1°), mais uma atividade do projeto “Infoidoso: Conectando Cidadania e Proteção Integral”, iniciativa que oferece noções de informática básica e saúde nos laboratórios do Centro Universitário Cesmac (Farol) e da Faculdade da Cidade de Maceió (Facima) para pessoas da melhor idade.

No entanto, desta vez, a ação ocorreu fora do laboratório de informática das universidades. O projeto proporcionou aos idosos uma atividade que despertou o conhecimento, curiosidade e enriquecimento cultural por meio de uma visita ao Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), localizado no bairro Jaraguá.

Na ocasião, eles conheceram o centro cultural e contemplaram equipamentos de áudio e vídeo, fotografias, discos de vinil e outros acervos relativos à produção de imagem e som.

“Com o projeto Infoidoso tentamos manter o idoso mentalmente ativo, com o objetivo de trazer bem-estar através de algumas atividades como jogos, leitura, informação e interação com outras pessoas por meio do uso da tecnologia. Então, esse é o objetivo principal do projeto, trazer atividades que estimulem a mente desses idosos. A visita ao museu também foi importante dentro dessa perspectiva, trazendo mais aprendizado para eles e qualidade de vida”, destaca o facilitador do projeto Infoidoso, José Oséias de Oliveira.

A responsável técnica pelo Nasf, Kelly Luz, explica que o projeto integra saúde, ensino e comunidade e é importante para manter a qualidade de vida de pessoas que se encontram na terceira idade, contribuindo com sua inserção social.

“Trata-se de um modo diferente de produzir saúde, através da tecnologia, onde serão repassados conteúdos que possibilitem a inclusão digital, pertinente à rotina dos idosos, como o uso de aplicativos, bem como ações de educação em saúde, já promovidas pela e-NASF, tais como atividades e orientações direcionadas para a prevenção de doenças e incentivo de um estilo de vida mais saudável, buscando envelhecer com qualidade”, afirma.

Dona Maria José Vasconcelos, 72 anos, é uma das integrantes assíduas do projeto. Ela, que adora participar das aulas de informática, também ficou muito feliz em fazer a visita ao museu.

“É algo muito especial para todos nós. Além de adquirirmos conhecimento, estamos tendo mais saúde mental através desse projeto. Amei visitar o museu, é muito interessante ver objetos que já fizeram parte da nossa vida um tempo atrás. Está sendo maravilhoso fazer parte de tudo isso, só tenho que agradecer à equipe do Nasf por transmitir esse aprendizado para nós”, comenta.

Sobre o projeto

O projeto ‘Infoidoso: Conectando Cidadania e Proteção Integral’ é uma iniciativa do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) que beneficia idosos a partir dos 60 anos de idade e que possuem cadastro nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Município. O projeto acontece em parceria com a Atenção Primária de Maceió e Unidade Docente Assistencial (UDA) Paulo Oliveira Costa, localizada no Cesmac.

As aulas de inclusão digital para os idosos iniciaram no dia 25 de abril e seguem até 26 de junho de 2023, todas as terças-feiras à tarde no laboratório de informática do Cesmac e às quintas-feiras no laboratório de informática da Facima. Para a realização das aulas e oficinas, o projeto conta com a parceria de alunos e professores do curso de engenharia da instituição.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.