Vigilância Sanitária retira de circulação 950 kg de alimentos impróprios para consumo

Fiscalização aconteceu no fim de semana em estabelecimentos da parte alta e baixa de Maceió

Marilia Ferreira/Ascom SMS 23/01/2023 às 10:29
Vigilância Sanitária retira de circulação 950 kg de alimentos impróprios para consumo
Carne bovina e suína, frango, peixe e produtos enlatados foram encontrados fora do prazo de validade. Foto: Cortesia

Empenhada em observar as diversas situações que possam colocar em risco a segurança alimentar da população, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) percorreu bairros da parte alta e baixa da cidade durante mais uma operação de fiscalização neste fim de semana. A ação, que aconteceu no sábado (21) e domingo (22), resultou na apreensão de 950 kg de produtos impróprios para o consumo.

Entre os alimentos encontrados fora do prazo de validade estavam carne bovina e suína, frango, peixe e produtos enlatados. Ao chegar nos estabelecimentos, os fiscais da Visa também detectaram irregularidades no acondicionamento, manipulação e armazenamento dos produtos.

“A Vigilância Sanitária segue atenta às possíveis irregularidades que venham acontecer nos estabelecimentos da capital, inclusive nos finais de semana. Nosso intuito é salvar vidas, pois consumir um alimento estragado pode acarretar diversos riscos à saúde do consumidor. O trabalho de fiscalização não é para punir, mas sim para educar os comerciantes para que cumpram as normas sanitárias exigidas pela Vigilância”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Os itens que estavam à venda para o consumidor com prazos de validade vencidos, foram encaminhados para descarte no aterro sanitário de Maceió. Pelo descumprimento da legislação, os estabelecimentos foram autuados e devem responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180,00 a R$ 19 mil.

Disque Denúncia e WhatsApp

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.