Vigilância Sanitária retira de circulação 900 kg de alimentos no fim de semana

Fiscais recolheram produtos fora do prazo de validade nos bairros da Levada, Jacintinho, Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes

Marília Ferreira/Ascom SMS 02/05/2022 às 14:27
Vigilância Sanitária retira de circulação 900 kg de alimentos no fim de semana
Alimentos recolhidos estavam fora do prazo de validade. Foto: Visa Maceió

Em mais um fim de semana de fiscalizações na capital alagoana, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, no sábado (30) e domingo (1º), 900 kg de produtos perecíveis e não perecíveis impróprios para consumo humano. O trabalho ocorreu em supermercados, frigoríficos e laticínios dos bairros Levada, Jacintinho, Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes.

Durante as fiscalizações, os fiscais do órgão observaram as condições de armazenamento, refrigeração, manipulação, conservação e comercialização dos alimentos. Entre os produtos apreendidos e retirados da exposição à venda estavam carne bovina e suína, linguiça calabresa, mortadela, leite e biscoitos.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, as ações de fiscalização são rotineiras e têm o propósito de levar orientação aos empreendimentos sobre a forma correta de comercialização alimentícia.

“A fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária são de rotina. Estamos sempre nas ruas de Maceió, levando aos comerciantes orientações sobre a importância de manter as normas sanitárias para que a saúde da população seja assegurada. Nosso intuito não é punir, mas orientar e educar a população”, ressalta o coordenador.

Coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió
Coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

Os locais onde houve o recolhimento dos alimentos impróprios para consumo foram notificados e poderão receber multa que varia de R$ 180 a R$ 19 mil, a depender da gravidade do caso. Os alimentos apreendidos foram encaminhados ao descarte no aterro sanitário de Maceió.

Ações educativas

Além do recolhimento de alimentos fora do prazo de validade, durante o fim de semana, a Vigilância Sanitária também esteve no Mercado da Produção (Levada), Mercado do Jacintinho, Feirinha do Tabuleiro e feiras do Benedito Bentes I e II, levando ações educativas por meio da entrega de máscaras descartáveis e de panfletos informativos, com o objetivo de orientar comerciantes e consumidores a comercializar e adquirir, respectivamente, produtos dentro do prazo de validade.

Disque Denúncia e WhatsApp

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (82) 98705-0730, que funciona 24h, todos os dias.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.