Vigilância Sanitária reforça importância do selo Pode Comprar Aqui para comércios de Maceió

Cerca de três mil empreendimentos da capital já contam com o adesivo devido às boas práticas de funcionamento

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 02/11/2022 às 08:30
Vigilância Sanitária reforça importância do selo Pode Comprar Aqui para comércios de Maceió
Com o selo, consumidor pode identicar estabelecimentos com qualidade de funcionamento. Foto: Visa Maceió

O selo Pode Comprar Aqui foi criado em 2021 para incentivar comerciantes de Maceió a cumprir adequadamente as normas sanitárias. Desde então, a Vigilância Sanitária tem conferido o adesivo aos estabelecimentos da cidade que, após criteriosa avaliação do órgão, demonstram manter boas condições de funcionamento. Até o momento, cerca de 3.000 empreendimentos da capital já contam com o selo.

Dentre os negócios reconhecidos pelas boas práticas estão lanchonetes, salões de beleza, barbearias, supermercados, restaurantes, açougues, laticínios e panificações da capital.

Segundo o coordenador-geral da Vigilância Sanitária de Maceió, Nilson Malta Neto, além do incentivo à manutenção de práticas adequadas, o selo também confere maior segurança aos maceioenses no momento do consumo.

“Depois que instituímos o selo, o maceioense passou a ter um comprovante visível de que aquele negócio trabalha corretamente e isso funcionou como um diferencial na hora da compra e na manutenção da saúde da população”, enfatizou.

Entrega do selo é feita após inspeção criteriosa feita pelos fiscais da Visa. Foto: Visa Maceió
Entrega do selo é feita após inspeção criteriosa feita pelos fiscais da Visa. Foto: Visa Maceió

O coordenador ressaltou, ainda, que, durante as inspeções para a entrega do selo, os fiscais observam aspectos relacionados a questões como documentação, higiene, qualidade dos produtos e estrutura.

“Além de toda a situação documental dos locais, observamos pontos como a validade dos produtos comercializados, higienização dos ambientes, estado atual dos maquinários, critérios de armazenamento, manipulação e refrigeração de produtos”, destacou.

Como solicitar o selo

Os comerciantes também podem solicitar inspeção da Vigilância Sanitária para posterior recebimento do selo Pode Comprar Aqui. Para isso, o proprietário deve ligar para os telefones (82) 3312-5496 (das 8h às 14h) e (82) 98752-2000 (WhatsApp) ou comparecer à sede da Vigilância Sanitária, que fica na Rua Alexandre Passos, s\n – Jaraguá.

Na ocasião será agendada uma visita ao local e, se o estabelecimento estiver cumprindo as orientações determinadas pelo Município, poderá receber o selo com indicativo de qualidade.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.