Vigilância Sanitária realiza visita técnica aos abrigos da Prefeitura de Maceió

Fiscalização tem o intuito de observar as condições higiênico-sanitárias dos locais e orientar os responsáveis pelo manuseio de alimentos

Nesttor Netto (estagiário )/ Ascom SMS 08/07/2022 às 08:15
Vigilância Sanitária realiza visita técnica aos abrigos da Prefeitura de Maceió
Foto: Vigilância Sanitária de Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou nessa quinta-feira (7), visitas técnicas aos abrigos da Prefeitura de Maceió, com o objetivo de observar as condições higiênico-sanitárias desses locais e levar orientações aos responsáveis pelo recebimento de alimentos. A ação ocorre em parceria com a Defesa Civil Municipal.

Os fiscais da Visa avaliaram e orientaram os profissionais sobre o cumprimento de normas sanitárias tais como o armazenamento adequado, manuseio, distribuição, validade e condições adequadas para depositar os produtos, analisando temperaturas e tempo de uso dos maquinários. 

As ações tiveram como foco as cozinhas dos abrigos e visam garantir a segurança alimentar das famílias desabrigadas, buscando prevenir doenças transmitidas por alimentos. Além disso, os fiscais buscam despertar a atenção desses manuseadores para um olhar mais cuidadoso com a validade dos produtos e higienização dos utensílios.

“É importante orientar as pessoas que recebem esses alimentos a fazerem uma triagem adequada, evitando contaminação e produtos com validade vencida. Se faz necessário observar se a água que é oferecida não possui risco de contaminação. Temos o trabalho de reduzir e evitar o risco sanitário em benefício da saúde pública. As pessoas estão passando por uma situação muito difícil, vamos evitar ao máximo agravar o estado delas”, ressalta Nilson Malta, coordenador da Vigilância Sanitária. 

Os fiscais da Vigilância devem retornar aos abrigos nos próximos dias para verificar se as instruções compartilhadas estão sendo cumpridas. A ação da Vigilância deve visitar todos os 12 abrigos de Maceió, que atendem em média 4 mil pessoas que foram vítimas das chuvas. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.