Vigilância Sanitária realiza palestra sobre leptospirose em escola municipal

Atividade buscou alertar os estudantes sobre sintomas e prevenção da doença

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 01/09/2022 às 14:46
Vigilância Sanitária realiza palestra sobre leptospirose em escola municipal
Palestra orientou estudantes sobre os riscos da leptospirose. Foto: Vigilância Sanitária de Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), em parceria com a Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, promoveu, na tarde dessa quarta-feira (31), na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, na Ponta Grossa, uma palestra sobre a prevenção da leptospirose, destinada a cerca de 300 alunos.

A palestra, ministrada pelas biólogas da Visa, Rita de Cássia Vieira e Cláudia Cavalcante, teve como objetivo alertar os alunos sobre a transmissão, sintomas e tratamento da doença, principalmente, durante o período chuvoso.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Nilson Malta, lembrou que ainda é muito comum a exposição à água contaminada por urina de ratos, principalmente, no bairro do Vergel do Lago, que foi um dos atingidos pelas enchentes e que apresentou elevado número suspeitos da doença.

“Precisamos ter em mente que a leptospirose é uma doença grave, que se não diagnosticada precocemente, pode levar a óbito. Promover a educação em saúde com crianças e adolescentes é de extrema importância, porque eles são multiplicadores das informações junto aos familiares”, afirmou o coordenador.

A Vigilância Sanitária, em parceria com a Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, vai continuar realizando palestras sobre a temática para alunos de escolas públicas nas próximas semanas.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.