Vigilância Sanitária realiza curso de boas práticas para ambulantes que atuarão no Verão Massayó

Capacitações visam minimizar os riscos sanitários e garantir a segurança alimentar dos participantes do festival

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 12/01/2023 às 12:46
Vigilância Sanitária realiza curso de boas práticas para ambulantes que atuarão no Verão Massayó
Orientações visam garantir segurança alimentar do público. Foto: Visa Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou nesta quinta-feira (12), um ciclo de palestras sobre boas práticas em manipulação de alimentos. As orientações foram destinadas aos trabalhadores ambulantes, que vão vender alimentos e bebidas no Festival Verão Massayó, no bairro Jaraguá, e no Verão Fest Maceió, no Parque Shopping.

O objetivo das capacitações consiste em compartilhar informações sobre boas práticas com alimentos e o uso de equipamentos de proteção individual – conhecido como EPI’s –, minimizando, assim, os riscos sanitários e garantindo a segurança alimentar dos participantes das festas.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, um dos facilitadores da capacitação, o curso de boas práticas proporciona aos ambulantes conhecimento sobre o manejo e a manipulação dos alimentos. “Além disso, as equipes da Vigilância estarão espalhadas pelo local do evento para fiscalizar esses espaços montados para comercialização de alimentos”, destaca. O treinamento também contou com a nutricionista da Visa Maceió, Nicolle Dantas.

As capacitações buscam assegurar a saúde dos cidadãos maceioenses durante todo o evento. Ao final do curso, os ambulantes recebem certificado de “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”.

Disque Denúncia

Os maceioenses também poderão reforçar o trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária, denunciando irregularidades, que causem riscos à saúde da população durante os festejos juninos.

As denúncias podem ser realizadas pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.