Vigilância Sanitária realiza ação em mercados públicos de Maceió

Atividade orientou sobre as normas sanitárias para evitar riscos à saúde na comercialização de alimentos

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 03/04/2023 às 14:23
Vigilância Sanitária realiza ação em mercados públicos de Maceió
Foram realizadas orientações e entrega de panfletos. Foto: Vigilância Sanitária

Neste último final de semana, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou uma ação educativa para a população em pontos comerciais estratégicos da capital. Destinada aos proprietários de estabelecimentos, funcionários e consumidores, a atividade distribuiu panfletos e orientou o público sobre as normas sanitárias. A ação faz parte do Programa de  Boas Práticas da Manipulação de Alimentos, desenvolvido pelo órgão municipal.

A iniciativa da equipe de fiscalização promoveu os serviços de forma itinerante, passando pelo  Centro Pesqueiro de Jaraguá, nas balanças de pescado da Pajuçara e Ponta Verde, e nos mercados públicos da Produção, Jacintinho e Tabuleiro do Martins.

Com o intuito de diminuir os riscos à saúde por conta da comercialização de alimentos, a Vigilância Sanitária vem realizando diversas ações para orientar o maceioense sobre compra e venda de produtos, que precisam obedecer aos padrões sanitários definidos pela legislação. Na atividade realizada nos dias 1º e 2 de abril, as equipes do órgão conscientizaram e levaram informação à população com a finalidade de prevenir irregularidades. 

O coordenador do órgão, Airton Santos, ressaltou que é de extrema importância essa movimentação da equipe de fiscalização para que exista diminuição nos casos de irregularidades, pois quando o alimento é manipulado de forma inadequada, pode ocasionar o adoecimento do consumidor, por ingestão de alimentos contaminados.

“Enquanto houver um número grande de apreensões, será um sinal de que há muitas irregularidades e que, consequentemente, existirão riscos à saúde pública. Ao realizarmos ações ativas com orientações, além das capacitações, estaremos garantindo a segurança e saúde do maceioense”, destacou.

Denúncia e rotina 

A Vigilância Sanitária realiza fiscalizações diariamente, com buscas ativas, além de orientações e capacitações em estabelecimentos comerciais.

O órgão também recebe denúncia de irregularidades de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, por telefone (82) 3312-5495, ou pelo Whatsapp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.