Vigilância Sanitária promove palestra para criadores de suínos em Maceió

Criação de porcos na zona urbana é proibida pela lei municipal nº 5.318/2003; criadores foram notificados e deverão retirar os animais dos criatórios clandestinos

Marília Ferreira/Ascom SMS 13/12/2023 às 10:40
Vigilância Sanitária promove palestra para criadores de suínos em Maceió
Encontro teve o objetivo de conscientizar os criadores a não realizem a prática. Foto: Cortesia

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu, nesta terça-feira (12), uma palestra educativa para 50 criadores de suínos da zona urbana de Maceió, atividade proibida na capital conforme a lei municipal nº 5.318/2003.

O encontro teve o objetivo de conscientizar os criadores, quase todos já notificados para retirar os animais dos locais inadequados, sobre os riscos à saúde pública oriundos da criação e abate clandestinos de suínos, bem como o consumo da carne.

De acordo com o chefe especial da Visa, Airton Santos, a ação buscou orientar e informar os criadores a respeito dessa atividade ilegal, levando conscientização dos mesmos para assegurarem a saúde dos cidadãos.

“A criação de suínos na zona urbana da Capital, além de crime ambiental, acarreta no aumento de casos de doenças transmitidas por alimentos. A ingestão de carne suína crua ou mal cozida oriunda de animais contaminados pela tênia da carne de porco pode ocasionar grave infecção intestinal. Por isso, essa ação de cunho educativo busca orientar e informar os criadores sobre essa atividade proibida, para que almejem preservar a saúde da população”, explica.

Além de Airton Santos, a palestra também foi ministrada pelo médico veterinário e fiscal sanitário Hedivardo Otoni.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.