Vigilância Sanitária promove capacitação sobre manuseio e higiene dos alimentos

A ação acontece semanalmente em escolas municipais e tem o objetivo de orientar sobre a importância das normas sanitárias.

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 31/05/2023 às 10:46
Vigilância Sanitária promove capacitação sobre manuseio e higiene dos alimentos
O curso de boas práticas em escolas acontecem semanalmente. Foto: Cortesia Visa

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu, na noite dessa terça-feira (30), uma palestra sobre educação sanitária para os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Municipal Dom Hélder Câmara, localizada no Feitosa. A palestra, ministrada pelo coordenador da Visa, Airton Santos, com participação da nutricionista Nicolle Dantas, da Gerência da Inspetoria de Alimentos, abordou padrões e normas sanitárias para aquisição e comercialização de alimentos de forma que sejam seguros para o consumo. 

“Discutimos sobre as diretrizes a serem seguidas e a importância de estarmos preparados ao comprar alimentos, assegurando que estejam próprios para o consumo. Abordamos aspectos como prazo de validade, condições de higiene dos estabelecimentos e das pessoas que manipulam os alimentos, armazenamento e refrigeração, reforçando a importância da observância desses aspectos para a saúde sanitária”, contou Airton  Santos.

A promoção da educação sanitária da população, com foco na higiene alimentar voltada para a saúde, é um dos objetivos da Vigilância Sanitária. E palestras como a realizada para os alunos do EJAI fazem parte do planejamento estratégico do órgão. Semanalmente, a Visa realiza palestras para diferentes segmentos da população para tratar do assunto.

Os cuidados com o manuseio, armazenamento e prazo de validade dos alimentos ajudam a prevenir e evitar infecções alimentares, que podem acontecer quando alimentos deteriorados por falta de higiene no manuseio ou armazenamento inadequado são consumidos pela população.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.