“Vigilância Sanitária na Comunidade” inicia ações educativas em Maceió
Programa lançado pela Secretaria Municipal de Saúde vai percorrer 27 bairros com iniciativas educativas e de fiscalização
Buscando aproximar a população das atividades desenvolvidas pela Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal de Saúde lançou, nesta segunda-feira (21), na sede da Diretoria de Vigilância em Saúde, no bairro de Jaraguá, o programa “Vigilância Sanitária na Comunidade”, que visa desenvolver ações educativas itinerantes em todas as regiões de Maceió.
O lançamento contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes; da secretária-adjunta de Governança, Gisele Mascarenhas e Airton Santos, coordenador-geral da Vigilância.
Para Célia Fernandes, secretaria de Saúde de Maceió, é preciso desmistificar a visão de que a Vigilância é um órgão apenas punitivo.
“A população precisa compreender que a Vigilância é parceira e que está ali, sobretudo, para educar. Então, essa ação é de grande importância, principalmente em um momento de pandemia, onde precisamos redobrar os cuidados sanitários com a saúde pública”, afirma.
A secretária de Saúde destacou, ainda, que é preciso o engajamento da população. “Estamos vivendo um momento novo na Vigilância, com intensificação dos trabalhos de fiscalização, por isso é preciso que a população atue e participe ativamente dessa iniciativa, acompanhe as orientações e esteja atenta também aos cuidados para a prevenção da Covid-19”, completa Célia Fernandes.
O coordenador-geral da Vigilância Sanitária, Airton Santos, destaca que o programa representa um avanço para a sociedade.
“Nossas equipes vão atuar em 27 bairros de Maceió, por aproximadamente 120 dias, com fiscalização de denúncias de estabelecimentos irregulares, atualização de alvarás de comerciantes, entre outros serviços, melhorando assim a qualidade dos serviços oferecidos pelo município”.
Intensificação das ações de fiscalização
Desde o início da gestão do prefeito JHC, a Vigilância Sanitária vem atuando com foco em trabalhos educativos e de fiscalização de estabelecimentos que estão irregulares. As operações conjuntas buscam orientar os comerciantes em relação às normas sanitárias e levem um produto adequado para os consumidores.
Como será feito o trabalho?
Para as ações do “Vigilância Sanitária na Comunidade” será disponibilizada uma estrutura itinerante e descentralizada para prestar serviços junto à comunidade.
Serão realizadas ações em praças, terminais rodoviários, Calçadão do Comércio, Shopping Centers e na rua fechada da Pajuçara, assim que os casos de Covid-19 baixarem e a pandemia permitir.
Serão realizadas ações como atendimento a população com orientação e recebimento de denúncias, fiscalização e notificação em estabelecimentos próximos ao local do evento, distribuição de material informativo como folders, panfletos, cartilhas, distribuição de máscaras de proteção descartáveis, distribuição de álcool em gel 70%, aferição de temperatura, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.
Ana Cecília da Silva / Ascom/SMS
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.