Vigilância Sanitária interdita restaurante na Ponta Verde por funcionamento irregular

Estabelecimento descumpria normas sanitárias e apresentava insalubridade, alimentos estragados e falta de higienização

Marília Ferreira/Ascom SMS 21/06/2022 às 15:44
Vigilância Sanitária interdita restaurante na Ponta Verde por funcionamento irregular
Local foi notificado, autuado e pagará multa por descumprir normas sanitárias. Foto: Visa Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou, nesta terça-feira (21), um restaurante localizado no bairro Ponta Verde. No local, as equipes do órgão identificaram diversas irregularidades, incluindo alimentos mal armazenados, falta de higienização, esgoto a céu aberto e utensílios sem condições de uso. Os fiscais foram até o estabelecimento após uma denúncia anônima.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, o estabelecimento estava em estado de risco sanitário iminente. “Ao chegarmos no local, observamos inúmeras irregularidades. Infelizmente, o proprietário desrespeita as normas sanitárias. Estabelecimento totalmente insalubre, alimentos fora do prazo de validade, sem condições para o seu funcionamento. Interditamos o local porque um caso como este é risco sanitário iminente, produzindo efeitos nocivos à saúde humana”, explica.

O coordenador ainda reforça que os trabalhos de fiscalização ocorrem de forma rotineira, sendo realizados pelas equipes da Vigilância Sanitária de Maceió.

“As fiscalizações são rotineiras. São ações que acontecem em estabelecimentos como frigoríficos, laticínios, restaurantes, supermercados, avícolas, dentre outros ramos espalhados pelos bairros de Maceió. Nas visitas, são verificados itens como condições de armazenamento, refrigeração, manipulação, conservação e comercialização dos alimentos”, complementa.

O estabelecimento foi notificado, autuado e terá 30 dias para se adequar às normas sanitárias e retomar o funcionamento. Como consequência das irregularidades flagradas pelos fiscais da Vigilância Sanitária, o local poderá receber multa que varia de R$180,00 a R$19 mil. O valor é estabelecido conforme a gravidade das infrações cometidas.

Disque Denúncia

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.