Vigilância Sanitária interdita farmácias na parte alta de Maceió por funcionamento irregular

Estabelecimentos terão 90 dias para se adequarem às normas sanitárias e retomar seu funcionamento

Marília Ferreira/Ascom SMS 14/03/2023 às 12:20
Vigilância Sanitária interdita farmácias na parte alta de Maceió por funcionamento irregular
Farmácias foram autuadas e responderão a processos administrativos. Foto: Cortesia

Devido ao descumprimento às normas sanitárias, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou, nesta terça-feira (14), quatro farmácias - duas no bairro do Clima Bom, uma no Canaã e outra no Benedito Bentes. A operação de fiscalização ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL).

Durante a fiscalização, as equipes encontraram diversas irregularidades como ausência de alvará sanitário, responsável técnico e de Autorização de Funcionamento (AFE) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, as farmácias estavam funcionando com fracionamento de medicamentos de uso controlado e realização de procedimentos indevidos. 

“Ao chegarmos nessas farmácias, encontramos uma série de irregularidades como a ausência de documentações importantes. Por isso, não poderíamos permitir que esses estabelecimentos continuassem funcionando. Interditamos para que se adequem às normas sanitárias e, após esse cumprimento, retornem ao funcionamento normal”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Os estabelecimentos têm o prazo de 90 dias para se adequarem à legislação sanitária e solicitarem a desinterdição. As farmácias foram autuadas e responderão a processos administrativos, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 19 mil. O valor é estabelecido conforme a gravidade das infrações cometidas.

População pode denunciar irregularidades

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.