Vigilância Sanitária interdita farmácia no Trapiche da Barra por funcionamento irregular

Estabelecimento terá 90 dias para se adequar às normas sanitárias e retomar seu funcionamento

Polyanna Monteiro / Ascom SMS 31/01/2023 às 11:02
Vigilância Sanitária interdita farmácia no Trapiche da Barra por funcionamento irregular
Foto: Visa Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió interditou, nesta terça-feira (31), uma farmácia localizada no Trapiche da Barra por descumprimento às normas sanitárias da capital. O estabelecimento estava funcionando sem alvará sanitário, Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e, no momento da fiscalização, estava sem responsável técnico.

Durante a inspeção, fiscais da Visa também identificaram equipamentos danificados, higienização precária, além da comercialização de medicamentos de uso controlado em desacordo com as normas estabelecidas pelos órgão competentes.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, o local descumpria normas imprescindíveis ao correto funcionamento do negócio e, por isso, precisou fechar as portas para se reorganizar.

"Flagramos um local que funcionava sem documentações importantes e não podíamos permitir a continuidade de seu funcionamento, pois vinha trazendo sério risco à saúde da população. Resolvemos interditar para que o estabelecimento possa retomar suas atividades apenas quando se adequar às normas da Vigilância", disse.

A farmácia foi notificada, autuada e terá 90 dias para se adequar às normas da Vigilância Sanitária de Maceió, podendo receber multa que varia de R$ 180 a R$ 19 mil reais. O valor é estabelecido conforme a gravidade das infrações cometidas.

População pode denunciar irregularidades

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.