Vigilância Sanitária intensifica ações de combate à dengue em mercados públicos e orla marítima de Maceió

Fiscais abordaram a população com panfletos informativos e orientações de prevenção à proliferação do Aedes aegypti

Marília Ferreira/Ascom SMS 25/05/2022 às 11:03
Vigilância Sanitária intensifica ações de combate à dengue em mercados públicos e orla marítima de Maceió
Órgão está reforçando trabalho preventivo de combate ao Aedes aegypti nos bairros da capital. Foto: Visa de Maceió

Com o objetivo de intensificar as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou, esta semana, uma ação educativa de prevenção à dengue, zika e chikungunya - doenças ocasionadas pelo vetor.

Os fiscais percorreram os mercados públicos na Levada, Jacintinho e Tabuleiro do Martins. A orla marítima de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca também foram pontos estratégicos para levar orientações aos comerciantes, consumidores e moradores da região.

"Estamos reforçando as fiscalizações e a importância de manter a higienização dos locais para combater a proliferação de criadouros do inseto. Os casos de dengue têm aumentado em nossa capital, não podemos relaxar neste momento. Por isso, a Vigilância também está atenta a esta situação e realizando ações preventivas como esta, no intuito de orientar a população a combater os focos do mosquito, principalmente nesse período chuvoso", destaca o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos.

Durante a atividade, a população recebeu panfletos informativos e orientações sobre como prevenir a proliferação do Aedes aegypti.

População recebeu panfletos e orientações sobre prevenção e combate ao mosquito. Foto: Visa de Maceió
População recebeu panfletos e orientações sobre prevenção e combate ao mosquito. Foto: Visa de Maceió

Alguns dos cuidados reforçados pelos fiscais do órgão foram manter caixas, tonéis e barris de água bem tampados; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; e ao guardar garrafas de vidro ou plástico, manter sempre a boca para baixo, entre outras orientações.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.