Vigilância Sanitária inicia curso de boas práticas para ambulantes que atuarão no São João de Maceió

Capacitações visam minimizar os riscos sanitários e garantir a segurança alimentar dos participantes das festas

Marília Ferreira/Ascom SMS 09/06/2022 às 10:33
Vigilância Sanitária inicia curso de boas práticas para ambulantes que atuarão no São João de Maceió
Primeiro dia de capacitação contou com 70 trabalhadores ambulantes. Foto: Visa de Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) iniciou, nessa quarta-feira (8), um ciclo de palestras sobre boas práticas em manipulação de alimentos destinada aos trabalhadores ambulantes de alimentos e bebidas que irão atuar nos festejos juninos dos bairros de Jaraguá, Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes. O primeiro dia de curso contou com a participação de 70 ambulantes.

O objetivo das capacitações consiste em compartilhar informações sobre boas práticas com alimentos e uso de equipamentos de proteção individual - conhecido como EPI’s -, minimizando, assim, os riscos sanitários e garantindo a segurança alimentar dos participantes das festas. A ação está sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). 

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, o curso de boas práticas proporciona aos ambulantes conhecimento sobre o manejo e manipulação dos alimentos. Ele também ressalta que as equipes do órgão estarão espalhadas pela cidade para fiscalizar os arraiais e espaços montados para comercialização de alimentos.

“As capacitações promovem conhecimento aos ambulantes sobre a forma correta de manipulação de alimentos, no intuito de assegurar a saúde dos cidadãos maceioenses durante os festejos juninos. Lembrando que, ao iniciar as festas, iremos reforçar as escalas com equipes de fiscalização para abranger tanto os festejos promovidos pela Prefeitura de Maceió, como pelo Estado. Além da programação oficial, a Vigilância Sanitária vai fiscalizar os arraiais montados nos bairros, orientando sobre as práticas higiênicas adequadas”, explica o coordenador.

No total, as capacitações irão abranger cerca de 500 ambulantes e acontecerão pelos próximos dias que antecedem os festejos juninos, que iniciam no dia 15 de junho. Ao final do curso, os ambulantes recebem o certificado de “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”, uma das condicionantes para a permissão da comercialização dos produtos no São João de Maceió.

Além das capacitações sobre boas práticas, o órgão também vai realizar ações de fiscalizações nos polos culturais da cidade durante todos os dias em que ocorrerem os festejos juninos. São eles: Polo Cultural Benedito Bentes I, Polo Cultural Tabuleiro, Polo Cultural Jaraguá, Polo Eustáquio Gomes, Polo Jacintinho, Polo Benedito Bentes II e Polo Cruz das Almas.

Disque Denúncia

Os maceioenses também poderão reforçar o trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária, denunciando irregularidades, que causem riscos à saúde da população durante os festejos juninos. As denúncias podem ser realizadas pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo.

Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

Vigilância Sanitária inicia curso de boas práticas para ambulantes que atuarão no São João de Maceió
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.