Vigilância Sanitária garante segurança ao consumidor com Selo “Pode Comprar Aqui”

Durante 2022, já foram 3.500 estabelecimentos beneficiados com o adesivo de qualidade

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 28/12/2022 às 12:53
Vigilância Sanitária garante segurança ao consumidor com Selo “Pode Comprar Aqui”
Selo "Pode Comprar Aqui"

O selo “Pode Comprar Aqui” é uma ação da Prefeitura de Maceió, por meio da Vigilância Sanitária, que incentiva empreendedores a trabalharem de forma adequada e respeitarem as normas sanitárias. O objetivo do selo é assegurar a qualidade dos produtos, equipamentos, manuseio e higienização dos ambientes, em prol da saúde do consumidor.

De acordo com dados da Vigilância Sanitária de Maceió, já são 3.500 estabelecimentos beneficiados com o selo “Pode Comprar Aqui” durante 2022. Para a concessão do selo, são avaliados equipamentos, maquinários, o ambiente, a higienização, manuseio, validade de produtos e armazenamento. Tudo isso para garantir a saúde do consumidor. Durante as inspeções, a Vigilância também repassa orientações aos comerciantes para manter a qualidade na comercialização.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton dos Santos, o selo dá garantia de segurança ao consumidor e ao comerciante, pois comprova que o órgão esteve no local, e houve supervisão no empreendimento. “Com o selo significa que houve  fiscalização e tudo está dentro dos padrões, consequentemente, mostra ao consumidor que aquele comércio oferece um bom serviço e um bom produto”, afirma.

“É necessário que a população possa identificar o selo nos estabelecimentos e ter ciência de sua importância, como relevante instrumento de garantia de qualidade sanitária'', reforçou Airton dos Santos.

Implantado no final de março de 2021, o selo tinha por objetivo inicial conter o Covid-19 em estabelecimentos comerciais, de modo a assegurar a saúde da população diante da situação de calamidade pública. Além disso, com a constante fiscalização da Vigilância Sanitária, com apreensões de alimentos impróprios e interdições de estabelecimentos fora das normas sanitárias, o selo também se tornou importante instrumento para que o consumidor identifique um local seguro.

Como adquirir o selo 

Os comerciantes que desejam adquirir o selo podem solicitar uma visita dos fiscais da Vigilância Sanitária pelo telefone 82 3312-5496. A visita é agendada e, se o local oferecer todas as condições estabelecidas pelo código sanitário, será concedido o selo ao estabelecimento.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.