Vigilância Sanitária fiscaliza venda de alimentos e bebidas nos desfiles de blocos

Mesmo sem a constatação de irregularidades, equipes de inspeção reforçaram junto aos vendedores ambulantes a necessidade de observância às normas sanitárias

Nesttor Netto - Ascom SMS 05/02/2024 às 11:57
Vigilância Sanitária fiscaliza venda de alimentos e bebidas nos desfiles de blocos
Foram reforçadas orientações sobre os padrões sanitários. Foto: Cortesia

Nesse último final de semana de prévias de carnaval, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) esteve na orla marítima de Maceió realizando fiscalizações e orientações junto aos vendedores ambulantes que comercializam alimentos e bebidas na região.

O intuito da atividade do órgão foi verificar se os padrões e normas sanitárias estavam sendo executadas de forma adequada e reforçar, através de orientações, sobre manipulação, armazenamento, refrigeração, validade dos produtos e o uso de equipamentos individuais de segurança (EPIs) na comercialização. Durante as inspeções educativas nenhuma irregularidade foi encontrada.

De acordo com o chefe especial da Visa, Airton Santos, essas ações são um método preventivo contra irregularidades sanitárias, além de ser um reforço na conscientização de comerciantes e ambulantes que atuam diariamente com alimentos e bebidas. Diante das diversas apreensões, essas atividades educativas são essenciais para diminuir os casos de inadequações na compra e venda de produtos.

“Estamos reforçando informações sobre consumir alimentos seguros e orientando a população sobre o que observar no momento da compra e consumo dos alimentos. Pretendemos conscientizar comerciantes sobre a responsabilidade na venda de produtos durante esse período de verão, a fim de diminuir os riscos de infecção por ingestão”, informou Airton Santos.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.