Vigilância Sanitária fiscaliza venda de alimentos e bebidas nos desfiles de blocos
Mesmo sem a constatação de irregularidades, equipes de inspeção reforçaram junto aos vendedores ambulantes a necessidade de observância às normas sanitárias
Nesse último final de semana de prévias de carnaval, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) esteve na orla marítima de Maceió realizando fiscalizações e orientações junto aos vendedores ambulantes que comercializam alimentos e bebidas na região.
O intuito da atividade do órgão foi verificar se os padrões e normas sanitárias estavam sendo executadas de forma adequada e reforçar, através de orientações, sobre manipulação, armazenamento, refrigeração, validade dos produtos e o uso de equipamentos individuais de segurança (EPIs) na comercialização. Durante as inspeções educativas nenhuma irregularidade foi encontrada.
De acordo com o chefe especial da Visa, Airton Santos, essas ações são um método preventivo contra irregularidades sanitárias, além de ser um reforço na conscientização de comerciantes e ambulantes que atuam diariamente com alimentos e bebidas. Diante das diversas apreensões, essas atividades educativas são essenciais para diminuir os casos de inadequações na compra e venda de produtos.
“Estamos reforçando informações sobre consumir alimentos seguros e orientando a população sobre o que observar no momento da compra e consumo dos alimentos. Pretendemos conscientizar comerciantes sobre a responsabilidade na venda de produtos durante esse período de verão, a fim de diminuir os riscos de infecção por ingestão”, informou Airton Santos.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.