Vigilância Sanitária faz ação educativa sobre comercialização de pescados

Equipes inspecionaram qualidade dos alimentos à venda e distribuíram panfletos com orientações aos consumidores

Ascom SMS 11/04/2022 às 15:18
Vigilância Sanitária faz ação educativa sobre comercialização de pescados
Vigilância Sanitária de Maceió orientou venda de pescados. Foto: Ascom SMS

A Vigilância Sanitária de Maceió intensificou as ações de fiscalização sobre o comércio de mariscos e pescados no período que antecede a Semana Santa, quando aumenta o consumo desses produtos. No último final de semana, equipes da Vigilância estiveram no Centro Pesqueiro de Jaraguá, Balanças de Pescado da Pajuçara e Ponta Verde, Mercados Públicos da Produção e do Jacintinho e Feirinha do Tabuleiro, onde foram fiscalizadas as condições de acondicionamento e conservação dos alimentos.

Além da fiscalização, as equipes distribuíram panfletos educativos sobre boas práticas na manipulação dos pescados, para assegurar que a população adquira produtos de qualidade, para consumir na Semana Santa.

“Nos últimos 30 dias, nós intensificamos as fiscalizações no comércio de mariscos e pescados. Foram feitos cursos de boas práticas com os comerciantes desses estabelecimentos e neste final de semana, a gente fiscalizou e distribuiu panfletos aos consumidores para que observem bem a higienização do local, a qualidade dos peixes e outros produtos, observando a qualidade do que está adquirindo”, informa o coordenador geral da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos.

Em março, comerciantes e permissionários cadastrados na Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) participaram da capacitação de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos ofertada pela Vigilância. O curso orienta sobre higienização, armazenamento, transporte, preservação e comercialização dos pescados e frutos do mar.

O que observar na compra de pescados, mariscos e crustáceos

Peixe inteiro – escamas brilhantes e aderidas à pele; olhos transparentes e salientes; guelras róseas ou vermelhas; carne firme e resistência elástica, sem deixar impressão duradoura à pressão dos dedos

Peixe em posta – carne bem aderida ao osso ou à espinha, consistente ao toque; aparência úmida, firme e elástica

Camarão – aspecto geral brilhante; carapaça aderente ao corpo; coloração própria; olhos vivos destacados

Marisco – aspecto esponjoso, de cor cinza-claro nas ostras e amarelado nos sururus; cheiro agradável

Lagosta, siri, caranguejo – se comprá-los mortos, verifique se a casca está inteira e as garras intactas; o cheiro deve ser fresco, sem ser forte

Polvo e lula – pele lisa e úmida, com cheiro próprio; olhos vivos, salientes nas órbitas; carne consistente e elástica; ausência de qualquer pigmentação estranha à espécie

A Vigilância Sanitária lembra que peixes, mariscos e crustáceos expostos à venda devem estar congelados ou sob refrigeração.

Canais de atendimento

Caso identifique alguma irregularidade, o consumidor poderá acionar a equipe de fiscalização pelo telefone fixo (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.