Vigilância Sanitária entregou 325 selos ‘Pode Comprar Aqui’ para estabelecimentos

Redação 18/09/2021 às 10:56
Vigilância Sanitária entregou 325 selos ‘Pode Comprar Aqui’ para estabelecimentos

Certificação atesta que os locais oferecem segurança sanitária e estão aptos a funcionar

A Vigilância Sanitária de Maceió já entregou 325 selos “Pode Comprar Aqui” a estabelecimentos que estão aptos a funcionar por cumprirem todas as normas sanitárias estabelecidas pelo órgão. Os negócios reconhecidos pelas boas práticas incluem supermercados, restaurantes, açougues, laticínios, panificações e bares da capital.

Negócios recebem os selos por boas práticas sanitárias. Foto: Ascom SMS

Além de conferir a garantia de que os locais apresentam boas condições de funcionamento e seguem todos os protocolos de segurança sanitária, o adesivo serve, também, como orientação ao consumidor sobre qual negócio escolher para adquirir produtos e serviços.

Dos 325 estabelecimentos que receberam o selo de qualidade desde que foi lançado, em abril deste ano, há 152 supermercados, 29 restaurantes, 51 açougues, 42 laticínios, 29 padarias e 21 bares. O selo é conferido a estabelecimentos que cumprem as normas sanitárias, após inspeção de avaliação da Vigilância, ou àqueles que comprovam adequação às normas após notificação de inconformidades durante inspeções de rotina.

Comerciantes ficam satisfeitos ao receber o selo de qualidade. Foto: Ascom SMS

Para a entrega dos selos aos estabelecimentos, a Vigilância Sanitária fez, inicialmente, minuciosa avaliação que observou, além de toda a situação documental dos locais, aspectos como a validade dos produtos comercializados, higienização dos ambientes, estado atual dos maquinários, critérios de armazenamento, manipulação e refrigeração de produtos e qualidade da água utilizada. As recomendações e protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19 também são avaliadas.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, ressaltou que a avaliação anterior à entrega do selo é de extrema importância para garantir que a premiação só seja dada aos comércios que estiverem dentro das normas sanitárias.

“Além da fiscalização criteriosa e posterior notificação de irregularidades, a visita é nosso momento de orientar e conscientizar sobre os riscos que um estabelecimento fora dos padrões pode gerar para a saúde de seus clientes e isso é muito importante para que nenhum comércio volte a agir de forma irregular”, destaca o coordenador.

Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió. Foto: Ascom SMS

Solicite o selo

O comerciante que tiver interesse pode solicitar o selo de qualidade Pode Comprar Aqui para seu estabelecimento, comparecendo à sede da Vigilância, que fica na rua Alexandre Passos, s/n – Jaraguá, ou pelo telefone 3312-5496, das 8h às 14h. Na ocasião, será agendada uma visita ao local e, se o estabelecimento estiver cumprindo as orientações determinadas pelo município, poderá receber o indicativo de qualidade.

Polyanna Monteiro/ Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.