Vigilância Sanitária: encontro apresenta ações a representantes de municípios alagoanos
Atividade promoveu troca de experiências com profissionais da área de 38 cidades da Zona da Mata e Agreste de Alagoas
A capital sediou o II Encontro de Visas dos Municípios de Alagoas, promovido pela Vigilância Sanitária de Maceió, nesta terça-feira (10), com os profissionais que integram a fiscalização sanitária nos municípios da Zona da Mata e Agreste do estado. O encontro contou com a participação da secretária-adjunta de Gestão, Roberta Borges, que representou, na ocasião, a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes.
“A Secretaria de Saúde de Maceió trabalha para mais de 3 milhões de usuários por disponibilizar serviços do SUS para todo o estado. Todos os dias, trocamos experiências com outros municípios e outras capitais do país, fortalecendo nossa experiência, pois acreditamos que a gente só constrói algo com o apoio do outro. Por isso, mais uma vez, estamos aqui de braços abertos para, através da Vigilância Sanitária, compartilhar experiências positivas e fortalecer a Saúde e o SUS”, frisou a secretária-adjunta de Gestão.
A iniciativa, que teve início na semana passada, com o encontro dos técnicos da Vigilância Municipal com equipes de fiscalização de 26 cidades do litoral norte e de parte da zona da mata alagoana, tem como objetivo realizar o compartilhamento de ações bem-sucedidas, visando estabelecer a parceria e o alinhamento das atividades da área em todo o Estado.
“Nossas equipes têm trabalhado com muito seriedade e empenho, correspondendo de forma bastante eficiente ao apoio que o prefeito JHC tem nos dado desde o início da sua gestão. O reconhecimento de nossas ações tem tornado esse trabalho uma referência para as demais cidades alagoanas e nos motivou a estabelecer essa parceria em favor da segurança da saúde da população”, ressalta o coordenador-geral da Vigilância em Maceió, Airton Santos.
Reunidos na sede da Vigilância, no bairro Jaraguá, representantes de 38 cidades do Estado puderam conhecer de perto o funcionamento e procedimentos adotados pela estrutura da capital. No local, as equipes técnicas – de Alimentos, Serviços de Saúde, Medicamentos e Ecologia Humana – se revezaram em breves apresentações, assim como os setores de protocolo, de Análise de Projeto Arquitetônico, Assessoria Jurídica, Planejamento e Administrativo.
“Fiquei muito impressionado com a autonomia do trabalho da Visa em Maceió. E me surpreendi com a realidade das equipes daqui, principalmente com o suporte dado às ações de fiscalização nos estabelecimentos que, mesmo necessárias, não são consideradas muito simpáticas pelos gestores de forma geral”, frisou o biólogo Márcio Gustavo, que acumula 21 anos de experiência na área de Vigilância Sanitária pelo interior de Alagoas.
“Foi muito interessante conhecer a experiência de um grande município, que tem despertado para essa visão de que as ações de vigilância têm como maior interesse proteger a saúde da população, mostrando ao gestor a importância e os benefícios dos investimentos nessa área, que representam, a longo prazo, a redução de custos com enfermidades tratadas pelo SUS”, reforçou o médico-veterinário Alisson Torres, que atua na Vigilância Sanitária dos municípios de Chã Preta e Atalaia.
Para fechar o circuito de interações com os municípios alagoanos, o coordenador geral da Vigilância Sanitária, Aírton Santos já definiu uma nova data para a realização do III Encontro de Visas dos Municípios de Alagoas.
A próxima etapa será realizada no dia 20 de maio, na cidade de Santana do Ipanema, para garantir a participação dos profissionais que atuam na área nas cidades do alto Sertão.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.