Vigilância Sanitária de Maceió tem crescimento de 50% no número de denúncias em 2022

Adoção de WhatsApp facilitou acesso para a população informar irregularidades

Cássia Oliveira/Ascom SMS 31/12/2022 às 11:35
Vigilância Sanitária de Maceió tem crescimento de 50% no número de denúncias em 2022
Fiscalização da Vigilância Municipal mudou hábitos de empresários e consumidores. Foto: Vigilância de Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió encerra as atividades de 2022 com um balanço positivo em sua principal atividade-fim, registrando cerca de 15 mil fiscalizações em estabelecimentos e serviços por toda Maceió, num trabalho diário para resguardar a saúde da população.

Além da fiscalização, o trabalho educativo que as equipes da Vigilância Municipal vêm realizando – com orientações fundamentadas na legislação sanitária e capacitações de boas práticas de manipulação e acondicionamento de produtos – também têm contribuído para mudar a mentalidade dos empresários e pequenos comerciantes da capital, que vêm apostando na melhoria da qualidade dos serviços para manter ou conquistar sua clientela.

Como resultado, os empresários ganharam o selo "Pode Comprar Aqui", instituído pela Vigilância para atestar estabelecimentos que cumprem a legislação sanitária, através do qual os consumidores têm a garantia de estar fazendo uso de produtos de qualidade e seguros do ponto de vista alimentar.

“Ao longo desses dois anos de gestão, a Vigilância de Maceió tem trabalhado para promover uma mudança de hábitos, tanto em quem oferta produtos e serviços quanto em quem os consome. E sempre com o objetivo maior de promover saúde, proporcionando a segurança alimentar e o bem-estar dos maceioenses”, afirma o coordenador geral da Vigilância Sanitária Municipal, Airton Santos.

Um dos principais avanços implementados pela Vigilância Sanitária Municipal no ano anterior – a utilização do WhatsApp como ferramenta de trabalho – se consolidou como um eficiente canal para o envio de denúncias, tornando o consumidor um aliado ainda mais atuante da Vigilância Sanitária.

O coordenador informa que, só em 2022, foram recebidas em torno de 600 denúncias pelo WhatsApp, o que representou um crescimento de cerca de 50% no quantitativo de reclamações recebidas no ano passado através do Disque Denúncia da Vigilância Municipal, principalmente, por facilitar o registro da ocorrência feito pela população.

“A adoção dessa ferramenta trouxe vantagens expressivas para a rotina de nossas equipes, não só por estar disponível ao cidadão 24h, todos os dias, mas também por permitir uma avaliação clara da denúncia por parte de nossos fiscais, com a possibilidade da classificação do risco sanitário apenas com a visualização de fotos e vídeos encaminhados”, frisa Airton Santos.

Entre os tipos de denúncias mais comuns figuraram as relacionadas ao segmento alimentar, principalmente, quanto à comercialização de alimentos perecíveis e não perecíveis estragados e com prazo de validade vencido, além de ambientes insalubres, situações flagrantes de inconformidade com a legislação sanitária municipal. Os estabelecimentos mais fiscalizados foram supermercados, açougues, panificações, mercados públicos e pizzarias.

Como Denunciar

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e com potenciais riscos à saúde da população, a Vigilância disponibiliza o WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h.

Airton lembra, porém, que a nova ferramenta adotada pela Vigilância Sanitária foi implantada para somar esforços ao trabalho das equipes do órgão, mas que o Disque Denúncia, que funciona por meio do número (82) 3312-5495, das 7h às 13h, também continua em atividade para o recebimento de demandas do consumidor.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.