Vigilância Sanitária de Maceió leva ação educativa no encerramento do São João Massayó

Fiscalizações no Benedito Bentes tiveram o objetivo de eliminar riscos sanitários nos festejos juninos

Marília Ferreira/Ascom SMS 03/07/2023 às 12:47
Vigilância Sanitária de Maceió leva ação educativa no encerramento do São João Massayó
Trabalho com ambulantes reforçou importância de oferecer produtos de qualidade durante o São João 2023. Foto: Cortesia

Durante os festejos juninos da capital, a Secretaria de Saúde de Maceió proporcionou diversos serviços à população. Entre as ações realizadas está o trabalho educativo da Vigilância Sanitária Municipal que, desde o início até o encerramento da festa, fiscalizou e orientou os vendedores ambulantes a oferecerem alimentos e bebidas de qualidade aos consumidores.

Nos dias 30, 1º e 2 de julho, os festejos juninos foram realizados no Polo Cometa Mambembe, no bairro Benedito Bentes. O evento no Biu, que marcou o encerramento da segunda edição do Massayó. Sol... Mar & Forró 2023, também contou com as fiscalizações da Vigilância Sanitária de Maceió aos ambulantes para assegurar a saúde de quem estava presente na festa. 

Na ocasião, os fiscais estiveram atentos às condições de higiene dos produtos comercializados e ambientes e ao uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s), além da observação de prazos de validade e do armazenamento e refrigeração de alimentos e bebidas.

“A Vigilância Sanitária de Maceió esteve atuando no São João 2023 focada em eliminar os riscos sanitários que poderiam levar à ocorrência de intoxicações alimentares. No Benedito Bentes não foi diferente, nossas equipes de fiscais percorreram todos os pontos de vendas para verificar se as boas práticas sanitárias estavam sendo cumpridas pelos ambulantes. Nosso trabalho não é punitivo, mas sim educativo, reforçando as orientações relacionadas às normas sanitárias para proteger a saúde da população”, afirma o coordenador da Vigilância Municipal, Airton Santos. 

Condições de higiene de alimentos e bebidas foram observados durante a fiscalização. Foto: Cortesia
Condições de higiene de alimentos e bebidas foram observados durante a fiscalização. Foto: Cortesia

Disque Denúncia 

O trabalho de fiscalização da Vigilância Sanitária de Maceió acontece de forma contínua na capital. A população pode continuar denunciando irregularidades encontradas nos estabelecimentos e que causem riscos à saúde da população.

As denúncias podem ser realizadas pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.