Vigilância Sanitária de Maceió intensifica orientações em Jaraguá e demais pólos juninos
Atividade com ambulantes garante alimentos seguros para o consumo da população
Além de proporcionar muita alegria aos alagoanos e aos turistas que visitam Maceió, o Massayó. Sol... Mar & Forró 2023, maior São João do litoral do Brasil, também tem equipes da Vigilância Sanitária da capital atentas para garantir a saúde da população.
Continuamente focada em eliminar os riscos sanitários que podem levar à ocorrência de intoxicações alimentares, a Vigilância Sanitária de Maceió também se fez presente, neste último final de semana – nos dias 23, 24 e 25 – com ações educativas e fiscalizações junto aos ambulantes no polo de Jaraguá. A ação também será estendida aos festejos juninos em Fernão Velho e Benedito Bentes.
No local, as equipes inspecionaram as barracas dos vendedores ambulantes e estenderam a fiscalização aos camarotes e camarins, para assegurar que as normas sanitárias – como as condições de higiene dos produtos comercializados e ambientes e uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s), além da observação de prazos de validade e do armazenamento e refrigeração de alimentos e bebidas – fossem seguidas em cada um dos locais dos festejos.
“Sempre que a Prefeitura de Maceió anuncia um grande evento, promovemos o treinamento dos ambulantes com o curso de boas práticas sanitárias, assim como fizemos agora com os festejos juninos. Nosso papel é educativo, não punitivo, e tem como direcionamento reforçar as orientações necessárias para proteger a saúde da população”, ressalta o coordenador da Vigilância Municipal, Airton Santos.
O coordenador informa que a atuação das equipes da Vigilância Sanitária de Maceió seguirá em todos os polos de festejos juninos, até o dia 2 de julho.
Disque Denúncia
Durante o São João de Maceió, a população também pode reforçar o trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária, denunciando irregularidades, que causem riscos à saúde da população nos festejos juninos.
As denúncias podem ser realizadas pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo.
Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.